O encontro ‘virtual’ do Papa com estudantes do mundo

A A
<p>Papa Francisco se conecta &nbsp;para compartilhar experiências com estudantes com deficiências intelectuais ou físicas de diversos países.</p>
Publicado em: 05/02/2015 - 15:30
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

Nesta quinta-feira, 05, o Papa Francisco se conecta ao vivo para compartilhar experiências com estudantes com deficiências intelectuais ou físicas de países como o Brasil, Estados Unidos, Espanha e Índia.

Quase seis meses depois do primeiro encontro virtual de Francisco com jovens participantes das Scholas Ocurrentes, o Papa volta a conversar através de um aplicativo de troca de mensagens, e o encontro poderá ser acompanhado por pessoas de todo o mundo através do YouTube.

Desde segunda-feira, 02, a associação ‘Scholas Ocurrentes’ está reunida no Vaticano no seu IV Congresso Mundial, com o tema “Responsabilidade social-educativa. Uma responsabilidade de todos”. A ‘Scholas’ é uma rede internacional que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo baseado na arte, no esporte e na tecnologia, e foi criada pelo então Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio.

A associação lançou em setembro de 2014 uma plataforma colaborativa, a “scholas.social”, que vai ser uma ferramenta para que as escolas e instituições educacionais associadas “analisem juntas os problemas e busquem soluções concretas”.

No ‘encontro’ da tarde de quinta-feira, encerrando o Congresso, o Papa terá uma ‘conversa virtual’ com cinco jovens estudantes com deficiências de diferentes continentes, na qual compartilharão experiências e problemas nos âmbitos educacional e social.

Como informam os organizadores da iniciativa, “não haverá roteiro nem limite para a conversa. Todos falam e o Papa responde. Isso tem valor e potencial muito fortes. O desafio é criar pontes que integrem todas as religiões e aproveitar o potencial de Francisco como alguém que pode integrar todos”.

A plataforma social já conta com 400 mil escolas dos cinco continentes, com uma média de 500 alunos em cada uma. “Com a tecnologia, é possível superar muros e construir pontes”, afirmou o diretor do projeto, José María del Corral, referindo-se aos casos dos jovens selecionados para a conversa, como autismo, ausência de um dos membros ou cegueira.