‘Nós cremos em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador’

A A
Arcebispo de São Paulo celebrou nesta quinta-feira a “Missa em tempo de pandemia”, novo texto litúrgico aprovado pelo Papa Francisco
Publicado em: 02/04/2020 - 10:45
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, celebrou missa na manhã desta quinta-feira, 2, transmitida pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook, direto de sua residência.

Dom Odilo celebrou a “Missa em tempo de pandemia”, novo texto litúrgico para missa votiva aprovado pelo Papa Francisco e publicado pela Congregação para Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos na segunda-feira, 30, em que se reza pelas pessoas afetadas por esta crise pandêmica:

“Deus eterno e omnipotente, nosso refúgio em todos os perigos, olhai benignamente para as nossas aflições e angústias; como filhos, com fé Vos pedimos: concedei o eterno descanso aos que morreram, conforto aos que choram, cura aos doentes, paz aos moribundos, a força aos que trabalham na saúde, a sabedoria aos nossos governantes e a coragem para chegarmos amorosamente a todos glorificando juntos o Vosso Santo Nome”, diz a oração da coleta.

O FILHO DE DEUS

Na homilia, Dom Odilo meditou sobre o Evangelho do dia (Jo 8,51-59), no qual Jesus, ao ser interrogado pelas autoridades se ele havia visto Abraão, respondeu: “antes que Abraão existisse, eu sou”. 

O Cardeal explicou que, quando diz “eu sou”, Jesus atribui para si a existência de Deus e, por isso, se apresenta como Filho de Deus. “Para muitos, Jesus é um sonhador, um romântico, um poeta, um profeta que falou coisas interessantes, que fez coisas boas aos pobres e doentes. Porém, quando se fala que ele é Filho de Deus, muitas pessoas não aceitam”, ressaltou.

“Nós cremos em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, que Deus o enviou ao mundo para ser a revelação da sua misericórdia, para ser o pontífice... Esse é o núcleo central da nossa fé cristã”, afirmou Dom Odilo, acrescentando que esses dias que antecedem a Semana Santa são uma ocasião propícia para os cristãos reverem e aprofundarem as bases da fé.

UNIR-SE À IGREJA

No fim da missa, o Cardeal renovou sua recomendação aos fiéis para que acompanhem as celebrações a as atividades da Igreja, especialmente de suas paróquias, que são transmitidas pelos meios de comunicação.

“Mesmo tendo que ficar em casa, não falta possibilidade de se unir à Igreja que reza, que celebra, que proclama a palavra, que está presente e conforta os doentes, que dá coragem e se une àqueles que lutam para ajudar os doentes”, afirmou o Arcebispo, reiterando sua comunhão com todo o povo de Deus.

“Contem sempre conosco, com a nossa presença, carinho e atenção. Eu rezo por vocês o dia inteiro, todos os dias”, manifestou Dom Odilo, reforçando a recomendação para que todos cuidem de sua saúde e previnam-se do contágio do vírus.

CONSAGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA

O Cardeal recordou, ainda, que no domingo da Páscoa, 12, haverá a consagração da América Latina e o Caribe à proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, às 15h, por iniciativa do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), do qual Dom Odilo é o primeiro vice-presidente.

As missas presididas por Dom Odilo são transmitidas diariamente, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.