No Natal, Deus vem ao encontro dos pobres

A A
Cardeal Odilo Scherer participou de ceia natalina servida aos pobres no encerramento de atividade missionária na cidade
Publicado em: 24/12/2018 - 10:15
Créditos: Redação

A Praça da Sé tornou-se um grande restaurante a céu aberto na tarde desde domingo, 23, para a realização da ceia oferecida para cerca de 1.500 pessoas em situação de rua. A iniciativa batizada de Natal do Pobres, acontece há três anos, promovida por diversas comunidades, movimentos e grupos eclesiais que atuam pastoralmente junto aos mais necessitados.

“Esta é a maior ceia de Natal da cidade!”, afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, ao abençoar os participantes do evento, logo após a missa por ele celebrada na Catedral da Sé, também por ocasião do Natal dos Pobres. 

A ceia também marcou o encerramento da 17ª edição da Missão Thalita Kum, realizada pela Comunidade Aliança de Misericórdia, que, desde o dia 17, percorreu as ruas do centro e diversas realidades de sofrimento para a anunciar a chegada do Natal do Senhor. 

A MISSÃO

A Missão Thalita Kum, faz alusão as palavras ditas por Jesus – “Menina, levante-se” – ao curar a filha de um dos chefes da sinagoga por Jesus, como narra o capítulo 5 do Evangelho de São Marcos. Este ano, a atividade teve como tema “Deus habita esta cidade”, em referência ao lema do primeiro sínodo arquidiocesano de São Paulo. 

Pelas ruas e praças do centro da Capital, os cerca de 400 missionários de diversas partes do Brasil anunciaram a alegria do nascimento de Jesus por meio da música, da dança, do teatro, de pregações e de abordagens individuais. Ao longo da semana, sacerdotes atenderam confissões das pessoas nas ruas e davam aconselhamentos. 

“Tenham a certeza que essa iniciativa ajuda o povo de São Paulo, sobretudo os pobres, a tomaram consciência da mensagem do Natal. Ao mesmo tempo que a maioria das pessoas foi ao comércio para comprar presentes, vocês andaram pelas ruas e praças e levaram o principal presente, que nos vem da parte de Deus: seu Filho”, completou o Cardeal.  

VISITA DO SENHOR

Referindo-se ao Evangelho do 4º domingo do Advento, que narra o encontro da Virgem Maria com Santa Isabel, o Cardeal Scherer ressaltou que, assim como Nossa Senhora levou o Príncipe da Paz à casa de sua parenta, os missionários também foram portadores do Senhor pelas ruas da cidade. “A missão de vocês levou um sinal de Deus, levou um pouco de paz para muitas pessoas, nas casas, nos hospitais, nas prisões, cortiços, nas comunidades, enfim, no encontro com as pessoas. Cada um de vocês foi sinal dessa visita de Deus para tantas pessoas”. 

Dom Odilo salientou, ainda, que os missionários fizeram a experiência dos pastores, indo ao encontro das pessoas para testemunhar o que viram e ouviram a respeito do menino que nasceu. “Que vocês possam celebrar o Natal com alegria, com gratidão, junto com suas famílias e comunidades. Que o Natal traga a todos um renovado e profundo encontro com Deus”.  

BANQUETE FRATERNO 

A ceia de Natal oferecida para os pobres foi organizada por muitas mãos. Foram mais de 300 voluntários entre membros das comunidades Aliança de Misericórdia, Missão Belém e Mensagem de Paz, das fraternidades Toca de Assis e O Caminho, do Vicariato Episcopal para o Povo da Rua, das paróquias São Judas Tadeu e Santa Suzana, dos grupos Amigos do Sopão e Cuore. 

Dom Odilo percorreu a praça para saudar pessoalmente os participantes da ceia, que o abraçavam e lhe pediam a benção. O Arcebispo também cumprimentou os voluntários e agradeceu a cada um pela generosidade. Ele também colaborou com a comemoração doando um grande panetone que foi sorteado entre os pobres. 

“Deus habita esta cidade mediante o nosso testemunho. Queremos tornar isso cada vez mais conhecido. Deus vem ao encontro dos pobres, daqueles que mais precisam desta Boa Notícia”, enfatizou o Cardeal, desejando a todos um santo e abençoado Natal. 

LEIA TAMBÉM

Catedral da Sé terá programação especial nos dias 24 e 25