Natal no Arsenal da Esperança: Deus armou sua tenda entre nós

A A
Em missa com pessoas em situação de rua, Cardeal Scherer recordou que Jesus assumiu a humanidade também daqueles que sofrem
Publicado em: 26/12/2018 - 11:45
Créditos: Redação

Como acontece em todos os anos desde que tomou posse como Arcebispo de São Paulo, há 11 anos, o Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu, na terça-feira, 25, a missa do Natal de Nosso Senhor no Arsenal da Esperança, instituição localizada no Mooca, que acolhe diariamente 1.200 homens em situação de rua.

Participaram da missa os acolhidos pela casa, voluntários e membros da Fraternidade da Esperança, que mantém a instituição. 

DEUS CONOSCO

Na homilia, Dom Odilo destacou que, no Natal todos se sentem a proximidade de Deus. “Nesta data, recordamos exatamente isso, que ele vem a nós, armou a sua tenda, veio estar no meio de nós. O Filho de Deus veio ao mundo para ficar no meio de nós. É isso que proclamamos na celebração do Natal”, afirmou.   

Dirigindo-se aos acolhido, o Cardeal ressaltou que, às vezes, alguém pode achar que Deus se esqueceu dele. “Deus se lembra de cada um nós, porque pensou em todos quando enviou seu Filho ao mundo para ser o nosso Salvador”. 

Dom Odilo explicou, ainda, que ao contemplar Jesus contempla-se a sua glória de Deus e, recordando as palavras de São João Paulo, afirmou que Jesus é o “rosto humano de Deus e rosto divino do homem”. Lembrando, ainda, o Papa Francisco, Dom Odilo acrescentou que “Cristo assumiu a carne do pobre, do doente, da pessoa que sofre”. 

VIDA NOVA

Após a missa, os acolhidos receberam presentes de Natal oferecidos por voluntários e benfeitores do Arsenal da Esperança.  

Kleber Fernando de Santi, 41, está há nove meses na Instituição. Natural do Bariri (SP), ele se afastou da família depois de inúmeros problemas, dentre os quais o uso de drogas. Chegando a São Paulo no fim de março, sem documentos e perspectivas, Kleber encontrou no Arsenal a oportunidade de reconstruir a sua vida. Hoje ele trabalha na casa e aguarda oportunidade de conseguir um emprego fora. “Aqui eu fiz cursos profissionalizantes, descobri novos dons”, relatou. 

“Este é o meu primeiro Natal aqui no Arsenal e tem sido uma experiência fascinante. Neste momento, esses 1.200 irmãos são a minha família e com quem pude celebrar o nascimento de Jesus, que me devolveu a esperança. Para mim, é um novo nascimento, depois de nove meses, hoje é como se fosse um parto. Acredito no perdão de Deus por tudo aquilo que ruim que eu fiz. Agora tenho a oportunidade de um recomeço sob a bênção de Deus”, afirmou Kleber.