Livro reúne reflexões do Cardeal Scherer sobre fé e política

A A
O documento é um compilado de 70 artigos e entrevistas do Arcebispo Metropolitano.
Publicado em: 06/06/2018 - 13:45
Créditos: Redação
Luciney Martins/O SÃO PAULO

No domingo, 3, aconteceu, na 13ª ExpoCatólica, no Expo Center Norte, na zona Norte de São Paulo, o lançamento do livro “Reflexões sobre Fé e Política”, que reúne artigos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, nos últimos dez anos de seu episcopado. 

Publicado pelas Edições CNBB , a obra apresenta 70 artigos e entrevistas de Dom Odilo, a maioria deles publicados nos jornais O Estado de S. Paulo e O SÃO PAULO . Os textos, selecionados de um universo de cerca de 300, foram organizados e agrupados em nove temas: diálogo religioso e ecumenismo, violência, razão e fé, bioética, família, ecologia, o problema da corrupção, política, questões éticas e morais.

O trabalho de seleção e organização dos textos foi realizado por uma equipe composta por Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação, e os padres Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Michelino Roberto e Valdeir dos Santos Goulart. 

“Para a escolha dos artigos, foi considerado um período de dez anos de trabalho no ministério episcopal de Dom Odilo, com a produção de um ou mais textos por semana”, explicou Dom Devair, na apresentação da obra. Ainda segundo o Bispo, cada bloco temático não está isolado dos outros: “Existe uma unidade de pensamento e um fio condutor marcado pela fé cristã e pela exposição da Doutrina Social da Igreja no enfrentamento de questões e desafios contemporâneos”.

 

‘TER FÉ NA POLÍTICA’

Ao falar sobre o livro, o Cardeal Scherer fez uma breve reflexão sobre a relação entre fé e política. Ao responder à questão se seria possível “ter fé na política”, Dom Odilo esclareceu inicialmente que política não é objeto de fé religiosa, mas uma atividade humana que pode ser exercida por pessoas de fé. Ele recordou, ainda, que o Papa Francisco tem chamado a atenção para o desinteresse dos católicos pela política. “O Papa nos mostra que nossa fé cristã deve levar, sim, a um maior envolvimento na política, bem exercida e compreendida, para participar da edificação do bem comum, a partir das luzes do Evangelho”, disse. “A política deve ser movida com convicções, por propósitos, projetos e princípios de coerência”, acrescentou o Cardeal. 

O Arcebispo recordou que fé e política podem caminhar juntas, pois na história da Igreja há santos que se dedicaram à vida política. Dom Odilo citou o Beato Paulo VI, que definia a política como “uma alta forma de viver a caridade”. 

“A política não necessariamente é uma atividade que corrompe, embora haja tantos fatos e experiências em que o poder corrompe. Por isso, a Igreja tem insistido para que os leigos católicos que têm capacidade e vocação para a vida política entrem nessa atividade e a exerçam como um serviço ao bem comum e, dessa forma, ajudem a melhorar a vida política”. 

Padre Valdeir destacou que os artigos são bastante atuais, pois correspondem à realidade vivida hoje pela sociedade: “Dom Odilo tem uma clareza muito grande no pensamento e nos presenteia semanalmente com esses artigos”. O Padre explicou, ainda, que o Arcebispo optou por destinar a sua parte nas vendas do livro para a Secretaria Executiva do sínodo arquidiocesano, que utilizará os recursos nas despesas com materiais e subsídios do caminho sinodal da Igreja em São Paulo.