Igreja Nossa Senhora Aparecida é elevada a santuário

A A
Como gesto concreto do ano mariano nacional, templo no Ipiranga é transformado em santuário arquidiocesano, no dia da padroeira do Brasil
Publicado em: 19/10/2017 - 10:15
Créditos: Redação
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Centenas de fiéis participaram na tarde da quinta-feira, 12, da celebração que marcou a criação do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida, localizado no número 781 da rua Labatut, no bairro do Ipiranga. O ato de elevação da igreja aconteceu durante a sétima celebração do dia no templo, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. 

Na saudação inicial, Dom Odilo recordou que a decisão de elevar a igreja a santuário é decorrente de dois marcos: o Jubileu Tricentenário da Padroeira do Brasil e os 75 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na sequência, foi lido o decreto de aprovação do Santuário, e o Padre Anísio Hilário, Pároco há quase seis anos, foi nomeado pelo Cardeal para exercer a função de Reitor do Santuário. 

O Cardeal Scherer rememorou a importância histórica da edificação que remonta o IV Congresso Eucarístico Nacional, em 1942: “Aqui foi trazida a imagem de Nossa Senhora Aparecida que está aí e que esteve durante todo o Congresso lá no Vale do Anhangabaú”. Terminado o Congresso, o então Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d’Affonseca e Silva, confiou ao Padre Mário Marques e Serra a incumbência de construir uma igreja que acolhesse a primeira imagem peregrina do Congresso Eucarístico de 1942: uma réplica da imagem da Santíssima Virgem de Deus, sob a invocação de Nossa Senhora Aparecida. 

A memória histórica de Nossa Senhora Aparecida, do Congresso e da fundação da igreja está retratada nas paredes do templo e no coração de paroquianos como Maria Aparecida Scapuccin, 78. A Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão participa da comunidade há mais de 60 anos, desde que esta ainda era uma Capela. Ela recordou, com muita alegria, as iniciativas do Padre Mário e do Padre Cosmo Maestri, segundo Pároco, para angariar recursos que pudessem financiar a construção da igreja que iria abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Campanhas do tijolo, do alumínio, do livro de ouro, rifas de carros vêm facilmente à memória dos moradores mais antigos do bairro, como Maria Aparecida, que se regozija por fazer parte de uma grande obra de Deus e de homens em honra à Padroeira do Brasil.

 

Maria: importante para os católicos e para a Igreja

Na homilia da celebração, Dom Odilo destacou momentos significativos do Ano Mariano Nacional, que se concluía, como a carta pastoral “Viva a Mãe de Deus e nossa”, que serviu de motivação e orientação para a vivência do Ano Mariano; e as visitas às paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo da imagem peregrina da Padroeira do Brasil.  O Cardeal afirmou que para a Igreja, a Santíssima Virgem Maria foi a verdadeira discípula de Jesus Cristo e, por isso, modelo para o discipulado com seu testemunho de oração, de escuta da Palavra de Deus e de união de sua vida à vida de Jesus. 

Pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Dom Odilo exortou que o novo Santuário seja “um sinal de esperança para o povo, sinal de consolo, sinal de conforto na hora da dor, e também um sinal de alegria e solidariedade fraterna”, finalizou. 

 

Novo santuário: 75 anos de história no Ipiranga

O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida é uma das edificações mais antigas do bairro do Ipiranga, que traz na identidade as marcas da história do Brasil. O templo da rua Labatut faz parte do patrimônio artístico e cultural da região e da cidade. De estilo gótico, é uma verdadeira obra de arte e considerada, por isso, monumento histórico da Capital, conforme decreto municipal 4.104, de 19 dezembro de 1958. 

O Coordenador de Pastoral da Região Ipiranga, Padre Pedro Luiz Amorim, considera que a igreja “é um verdadeiro monumento, um esforço do povo e do padre, uma igreja que demorou mais de 30 anos para ser construída... e que mostra, justamente, a comunhão do povo, esse sinal de um povo que ama muito a Igreja, ama muito a Mãe de Nosso Senhor e que, por isso, se esforçou muito para ter o melhor lugar para receber essa herança do Congresso Eucarístico Nacional”. 

Morador do bairro há 35 anos, o Padre José Oscar Beozzo, que também é historiador, concelebrou a missa do dia 12. Ele afirma que a igreja é um marco do Congresso Eucarístico de 1942 e acredita que a grande mudança com a elevação a Santuário é que “a vocação de animar a devoção a Nossa Senhora Aparecida agora se estende a todo o território da Arquidiocese”. 

 

Igreja: povo de Deus 

Apenas no dia 12 de outubro, mais de 30 mil pessoas passaram pelo local para reverenciar Nossa Senhora Aparecida, de acordo com o Padre Anísio Hilário. “Com a elevação a Santuário, a atenção e os serviços aos romeiros vão concentrarse, sobretudo, nas bênçãos, celebrações, confissões e gestos de caridade”, destacou o Sacerdote que atualmente conta com o auxílio do Vigário, Padre Messias de Moraes. 

A primeira obra do novo Santuário já está em andamento: a sala dos milagres, espaço onde os objetos deixados pelos devotos, além de cartas contando milagres atribuídos a Nossa Senhora, entre tantas outras recordações, serão expostos. 

Com uma comunidade bastante atuante, toda a festa, que teve início com a novena no dia 3, foi preparada pelo Conselho de Pastoral. O casal Antônio Mota e Maria Cristina, que coordena a Pastoral Catequética, está na função há quatro anos e comemora os frutos da dedicação: no início, a Pastoral atendia 23 crianças e hoje são 150. Antônio, 56, considera que o resultado positivo do trabalho se deva à integração das famílias à Iniciação a Vida Cristã.  Morador do bairro há 40 anos, o Coordenador observa a vocação peregrina da Igreja há muito tempo e diz que as pessoas lá chegam com muita fé, do Panamá, do Chile, da Argentina, para citar alguns exemplos. “Com essa bênção, espero que possamos receber ainda mais os peregrinos”, comemora. 

Maria da Conceição, 60, integra a Pastoral da Caridade. Devota de Nossa Senhora Aparecida, encontrou na Paróquia um espaço e acolhida para vivenciar a herança de fé transmitida pelo pai, desde que chegou da cidade de Lins (SP). Com olhos marejados pelas lembranças despertadas das idas ao Santuário Nacional, no Vale do Paraíba, ela alargou um sorriso ao contar da alegria de pertencer a uma comunidade fraterna que todos os meses assiste 120 famílias carentes com cestas básicas, fruto das doações. 

 

A Arquiudiocese de São Paulo tem 6 santuários:

-  Nossa Senhora Aparecida (Ipiranga)
- Santa Edwiges (Ipiranga)
- São Judas Tadeu (Ipiranga)
- Sagrado Coração de Jesus (Sé)
- Nossa Senhora de Fátima (Sé)
- São Francisco (Sé)