Igreja em construção tem pedra fundamental abençoada

A A
Dom Odilo abençoou a pedra fundamental Da igreja-matriz da paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Brasilândia, no sábado, 20.
Publicado em: 22/05/2017 - 10:15
Créditos: Redação

Luciney Martins

A caixa e os livros com as histórias das comunidades; o projeto de arquitetura, o documento da Mitra Arqui- diocesana de São Paulo e o aval para a construção da nova igreja; algumas moedas e um exemplar do jornal O SÃO PAULO foram colocados num lugar previamente preparado, exatamente onde estará o altar do novo templo que abrigará a igreja-matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Região Episcopal Brasilândia.

A bênção da pedra fundamental tem rito próprio dentro da celebração eucarística, que aconteceu no sábado, 20, às 16h, no terreno onde será erguida a igreja. Presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, a mis- sa contou com a participação de fiéis das outras seis comunidades que pertencem à Paróquia e foi concelebrada por Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, e outros padres, entre eles o atual administrador paroquial da Nossa Senhora do Carmo, Padre Sidnei Fernandes Lima.

 

História

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem sua origem no dia 11 de fevereiro de 1958. Desde então, a comunidade, na zona Noroeste de São Paulo, tem unido forças para a construção do templo. No terreno que abrigará a nova igreja, havia já uma construção, que foi derrubada há aproximadamente quatro anos, pois, de acordo com as normas municipais, apresentava irregularidades. Os fiéis têm se reunido no edifício que fica do outro lado da avenida Elísio Teixeira Leite, onde aconteciam as celebrações no início da comunidade.

“Quando construímos esta igreja [que foi derrubada], a ideia era a de que ela abrigasse a Paróquia provisoriamente, pois a anterior estava muito peque- na. Mas ficamos ali, ‘provisoriamente’, por mais de 30 anos. Estamos anima- dos com essa nova igreja, que além de melhor e mais confortável para o povo, estará totalmente dentro dos padrões de construção atuais”, disse José Pedro Bernardino, que participa da comunidade há mais de 40 anos e, além de colaborar nas pastorais do Dízimo e do Batismo, exerce também o ministério da Palavra.

 

Fé e compromisso

José Bernardino chegou ao local onde aconteceu a celebração cabisbaixo e foi acolhido por amigos com abraços e condolências. Ao conversar com a reportagem, ele disse que sua mãe ha- via sido enterrada naquela manhã, aos 99 anos de idade. “Estou triste, mas ao mesmo tempo feliz, pois ela partiu num dia bonito e aqui estou para celebrar a vida e a alegria desta nova igreja que iremos construir”, disse José, conhecido como “Zé da Laura”.

“Cultivamos o sonho de uma igreja de concreto que abrigue a Igreja que somos nós”, disse Nery da Silva Oliveira, comentarista da celebração. Ele e a esposa participam da Pastoral Familiar da Paróquia desde 1967 e estão empenhados neste novo projeto. Ele agradeceu a todos no fim da celebração e afirmou que “a comunidade irá deixar marca na construção de um novo templo e também de um novo tempo”.

 

Folhas, flores e frutos

Thamar Cesar de Jesus e Diva Ferreira Batista estavam recolhendo a assinatura de todos os que participaram da missa e bênção da pedra fundamental. Elas demonstravam muita felicidade pela presença de membros de todas as comunidades da Paróquia e também pelo tempo firme que fez na tarde de sábado. “Choveu tanto ontem e estávamos muito preocupados que a chuva seria uma dificuldade para as pessoas virem hoje, mas, graças a Deus, não choveu durante a missa”, disse Diva.

Elas contaram à reportagem um fato que a comunidade interpretou como uma graça e um sinal de Deus num momento tão importante, de início da construção de um novo templo. “Durante a Quaresma, o Padre Sidnei trouxe coroas de espinhos feitas com galhos secos e elas permaneceram ali também durante a Semana Santa, quando foram retiradas e deixadas numa sala. Na Páscoa, os ramos começaram a brotar e deram folhas e flores. O Padre levou as coroas floridas e mostrou à comunidade, que ficou muito esperançosa com o acontecimento. Ele, então, guardou os galhos e os plantou em sua casa”, explicou Diva.

Rosas e orquídeas foram também levadas durante a missa e colocadas aos pés da imagem de Nossa Senhora do Carmo, por idosos e crianças (foto abaixo). Entre eles, estavam Margarida Giuste do Amaral Mota, 67, que participa da Nossa Senhora do Carmo há mais de 40 anos, e trabalhou por muito tempo na Pastoral do Menor; e Tiago Shinohara da Silva, 6, que foi com a mãe, Cristiane Shinohara da Silva, à celebração. Cristiane entrou na comunidade há pouco tempo e está se preparando, pelo pro- cesso da iniciação cristã, para receber o sacramento da Eucaristia.

 

Projetos

Sérgio Ramalho e Laura Lúcia Ra- malho são, respectivamente, o engenheiro e a arquiteta responsáveis pelo projeto arquitetônico e por acompanhar as obras da igreja. Ao O SÃO PAULO, eles disseram que o templo abrigará cerca de 250 pessoas sentadas e haverá estacionamento na parte subterrânea, bem como ar condicionado e salas para a secretaria paroquial e a sacristia.

“O local onde estamos hoje será o estacionamento e a pedra foi colocada exatamente na projeção de onde será o altar”, explicou Sérgio. Após a colocação da pedra e com o projeto pronto, os paroquianos e todas as pessoas de boa vontade podem colaborar com a construção da Igreja. Mais informações sobre como colaborar podem ser obtidas diretamente no local (avenida Elísio Teixeira Leite, 1.317, Vila Brasilândia) ou pelo telefone (11) 3975-2569.

Na homilia da missa, Dom Odilo animou os fiéis a permanecerem firmes no propósito de construir a nova igreja, “que não é uma tarefa fácil e requer muitos recursos”. O Cardeal falou ainda que “devemos construir sobre o alicerce que é Jesus”, a rocha firme em que todos devem se apoiar.