Fiéis recordam os 50 anos da morte do Padre José Kentenich

A A
Sacerdote alemão foi o fundador do movimento de Schoenstatt
Publicado em: 22/09/2018 - 16:15
Créditos: Redação

Neste sábado, 22, o Movimento Apostólico de Schoenstatt recordou os 50 anos de falecimento de seu fundador, o Padre José Kentenich, em celebração eucarística na Catedral da Sé, presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé.

Na celebração, membros da família de Schoenstatt de toda a Arquidiocese de São Paulo e dioceses vizinhas renovaram seu compromisso com a obra de seu fundador e pai, unidos numa Aliança de Amor com Maria, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

BIOGRAFIA

Nascido em 16 de novembro de 1885, em Gymnich, na Alemanha, Padre Kentenich era filho de uma consagrada a Maria. Aos 9 anos de idade, após ser levado para um orfanato, devido a problemas econômicos da família, o menino repetiu a atitude da mãe e fez sua consagração pessoal a Nossa Senhora.

O movimento foi fundado em 18 de outubro de 1914, pelo Padre José Kentenich, em Schoenstatt, bairro alemão que dá nome ao movimento significa “belo lugar”, na cidade de Vallendar, às margens do Rio Reno, aonde se encontrava o seminário dos Padres Palotinos.

Segundo a história, a fundação do movimento tem a ver com a aliança a Maria feita pelo sacerdote e um grupo de seminaristas palotinos. Após este selo, uma pequena capela existente no seminário deveria se tornar um santuário de graças e de renovação. Para que isso ocorresse, os que aceitassem essa aliança deveriam depositar seus esforços nesta causa.

Atualmente, o movimento está presente nos cinco continentes com mais de 200 centros de espiritualidade e missão.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO O SÃO PAULO

(Com informações Movimento Apostólico de Schoenstatt)

(Colaborou: Cleide Barbosa/rádio 9 de Julho)