Exortação Apostólica Pós-Sinodal 'Amoris laetitia'

A A
Documento do Papa Francisco é publicado após o Sínodo dos Bispos sobre a família
Publicado em: 19/04/2016 - 08:45
Créditos: Redação

"Alegria do Amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja", assim o Papa Francisco inicia sua Exortação Apostólica
Pós-sinodal Amoris Laetitia, publicada no dia 8 de abril.

Baixe a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris laetitia

Com 263 páginas divididas em nove capítulos, o texto foi publicado quase seis meses após a conclusão da Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família realizado em outubro passado. Um ano antes, em 2014, houve uma Assembleia Extraordinária sobre o mesmo tema.

Depois de dois anos de intenso trabalho no que o Francisco chamou de “caminho sinodal”, o texto do Pontífice é aguardado pelas dioceses do mundo inteiro por oferecer diretrizes e linhas de ação sobre temas práticos que dizem respeito à família.

Como ressaltou o próprio Papa, logo no início do documento, devido à riqueza que os dois anos de reflexão do caminho sinodal ofereceram, a Exortação aborda, com diferentes estilos, muitos e variados temas, o que explica a sua inevitável extensão. “Por isso, não aconselho uma leitura geral apressada. Poderá ser de maior proveito, tanto para as famílias como para os agentes de pastoral familiar, aprofundar pacientemente uma parte de cada vez ou procurar nela aquilo de que precisam em cada circunstância concreta”, orientou Francisco.

Espero que cada um, através da leitura, se sinta chamado a cuidar com amor da vida das famílias, porque elas ‘não são um problema, são sobretudo uma oportunidade’”, acrescentou o Pontífice.

Leia também:

Dom Odilo: Amoris laetitia apresenta a boa nova do casamento e da família

Síntese da Exortação "A alegria do amor"