‘Existe uma bibliografia que ajude a entender o sínodo?’

A A
Muitas dioceses, em todo o mundo, realizam um sínodo para avaliar e reajustar a sua caminhada pastoral
Publicado em: 12/12/2017 - 10:00
Créditos: Redação

Núcleo de Mídias da Arquidiocese de São Paulo

A experiência do sínodo é uma prática antiga da Igreja e sempre teve o objetivo de promover a comunhão eclesial. Muitas dioceses, em todo o mundo, têm a tradição de realizar, de tempos em tempos, um sínodo para avaliar e reajustar a sua caminhada pastoral. Boa parte dos textos e dos documentos produzidos por esses sínodos estão à disposição com o recurso da internet e são de fácil acesso. Existem também, alguns textos do Magistério da Igreja que norteiam a realização do sínodo arquidiocesano, e é importante conhecê-los.

Um primeiro documento é a Constituição Dogmática Lumen Gentium , do Concílio Vaticano II, que trata da natureza e da realidade teológica da Igreja; a Instrução sobre os Sínodos Diocesanos apresenta os elementos constitutivos e a estrutura geral do sínodo; a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium , do Papa Francisco, também é um documento importante, pois trata da missão da Igreja em meio aos desafios atuais. Nesse conjunto de documentos a carta pastoral de Dom Odilo Pedro Scherer, “Paróquia, torna-te o que tu és”, é, sem dúvida, um texto fundamental, pois aborda a vida e a realidade pastoral da Igreja em São Paulo. Além disso, existem outros documentos e artigos, inclusive o regulamento para o sínodo da Arquidiocese de São Paulo, que foi aprovado pelo Arcebispo, e que também podem ser úteis para formação e estão disponíveis no Portal da Arquidiocese.

O sínodo arquidiocesano será um grande evento eclesial, que já está em andamento e vai marcar a história da nossa Arquidiocese. Por isso, é importante o envolvimento e a participação de todos. Temos muitos recursos para formação e informação sobre o sínodo, vamos aproveitá-los. 


Você tem dúvidas sobre o sínodo arquidiocesano? Envie sua pergunta para osaopaulo@uol.com.br
Acompanhe também os  boletins semanais sobre o sínodo na rádio 9 de Julho: às quintas-feiras,
nos programas “Igreja em Notícias”,das 7h30 às 8h, e “Ciranda da Comunidade”, das 18h30 às 19h