Deus no meio de nós

A A

Destaques

Áudios

Clique abaixo para ouvir os áudios

 

Novena de Natal 2017 - Deus no meio de nós
24/11/2016 - 09:45

Estamos preparando a celebração do Natal de Jesus deste ano e tenho a alegria de apresentar e recomendar o texto da Novena de Natal da Arquidiocese de São Paulo.

O tema geral das reflexões desta Novena é “Deus no meio de nós!”. Com o nascimento de Jesus, o Filho de Deus se fez humano e veio habitar no meio de nós. Era promessa de Deus que o Messias seria “Emanuel”, o que significa - “Deus no meio de nós” (cf. Is. 7,14; Mt. 1,23). Jesus é o “rosto humano de Deus e o rosto divino do homem”.

A Novena de Natal pode nos ajudar a perceber a presença constante de Deus no meio de nós. Não apenas no Natal. Jesus, Filho de Deus Salvador, permanece entre nós de muitas maneiras e se faz encontrar de formas muito concretas: na celebração da comunidade reunida em seu nome, na Eucaristia, na Palavra de Deus anunciada e acolhida com fé, na Igreja, nos pobres, doentes e sofredores, em cada pessoa... Ele mesmo disse: “Eu estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos”. Quem se encontra com Jesus, encontra-se com Deus!

Aqui em São Paulo nós proclamamos: “Deus habita esta cidade imensa”. Sim, recordemos isso de maneira especial neste tempo do Advento e Natal: Deus está no meio de nós! E nós somos suas testemunhas e devemos ajudar as pessoas a se deixarem encontrar por Deus. É missão recebida de Jesus: “vós sereis as minhas testemunhas”.

A Novena situa-se também no contexto da preparação do sínodo arquidiocesano, que iniciaremos em janeiro de 2018. Pela Novena, todos são convidados a rezar e a se prepararem para participar com fé e entusiasmo das ações do sínodo.

Desejo que a celebração da Novena ajude a preparar bem a celebração do santo Natal e a recuperar, na cultura popular, o significado cristão do Natal. Isso faz parte da evangelização da cultura. Seria muito bonito, se em todos os lares fosse feito um presépio, como sinal de acolhida do Natal de Jesus em nossas casas. A todos, e a todas as famílias, desejo a bênção e a alegria da celebração do Natal! 


Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo