Em Assembleia, Arquidiocese reflete sobre realidade religiosa e pastoral da cidade

A A
Durante a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral foi feita a primeira apresentação das pesquisas realizadas em vista do caminho sinodal da Igreja em São Paulo
Publicado em: 11/11/2018 - 07:30
Créditos: Redação

A Arquidiocese de São Paulo realizou na manhã deste sábado, 10, sua Assemblei Arquidiocesana de Pastoral. O encontro anual realizado na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), reuniu o Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, os bispos auxiliares, padres, lideranças de pastorais, movimentos, novas comunidades, associações e demais organizações eclesiais para a avalição da caminhada da Igreja em São Paulo e a implementação do 12º Plano Arquidiocesano de Pastoral.

Neste ano o destaque principal do também foi a realização do sínodo arquidiocesano de São Paulo, cuja primeira etapa, que acontece nas paróquias,  esta se concluindo. Nessa ocasião, foi dada maior atenção para os resultados dos dois levantamentos da realidade religiosa e pastoral da cidade e das paróquias, realizado entre os meses de agosto e outubro.

Dom Devair Araujo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia e Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação, apresentou alguns números gerais da pesquisa de campo feita nos domicílios de abrangência das paróquias da Arquidiocese e do levantamento interno sobre a realidade pastoral de cada paróquia. Esses dados estão sendo objetos de análises e reflexões nas assembleias paroquiais do sínodo que já estão acontecendo.

Ao comentar os dados apresentados, Dom Odilo destacou que esses dados são muito importantes e é a primeira vez que se realiza uma pesquisa dessa magnitude em São Paulo, dando uma grande oportunidade para que a Igreja tome consciência da sua vida e missão na cidade. “Temos um grande trabalho pela frente de leitura, compreensão, interpretação, reflexão, discernimento e decisão para que nós possamos corresponder à nossa missão diante dos dados, daquilo que a realidade nos diz”, afirmou.

Leia a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO.