Em Aparecida, Arquidiocese pede a Nossa Senhora proteção para as famílias

A A
Com o tema "Virgem Mãe aparecida, velai por nossas famílias", a Arquidiocese de São Paulo realizou sua 114ª Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida.
Publicado em: 08/05/2015 - 05:30
Créditos: Redação

Com o tema "Virgem Mãe aparecida, velai por nossas famílias", a Arquidiocese de São Paulo realizou sua 114ª Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior paulista, neste domingo, 3.

Fiéis de diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese se concentraram na Basílica dedicada à Padroeira do Brasil para a celebração presidida pelo arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelos sete bispos auxiliares e inúmeros padres.

Antes da missa, houve um momento que marcou a presença das seis regiões episcopais da Arquidiocese representadas por bandeiras entronizadas pelos corredores do Santuário. Na assembleia, os fiéis acenavam lenços das cores das regiões, como manifestação da unidade da Igreja de São Paulo.

Na homilia, Dom Odilo ressaltou que a romaria dá continuidade a uma tradição antiga, que remonta uma devoção que vem de longe do povo paulistano em relação à Nossa Senhora Aparecida. O cardeal também lembrou que a cidade de Aparecida já pertenceu ao território da Arquidiocese de 1745 a 1958, quando então foi criada a Arquidiocese de Aparecida. Neste sentido, o Arcebispo destacou, ainda, que esta romaria acontece no ano em que se comemora os 270 anos de criação da diocese de São Paulo.

Ainda de acordo com o Cardeal Scherer, a romaria se insere na preparação do terceiro centenário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba, em 1917.

“Nas mãos de nossa senhora trazemos um pedido. Este pedido está dentro de um grande contexto, da atenção especial da igreja em relação à família”, afirmou Dom Odilo sobre o tema da romaria, referindo-se ao caminho sinodal que se conclui em outubro com a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos e o Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, nos EUA, em setembro. “A família está passando por uma crise muito grande nos nossos tempos. A família é necessária e importante para a comunidade humana como um todo. Se a família desaparecesse teríamos muito mais problemas do que já temos. Queremos renovar nosso pedido a nossa senhora aparecida: velais por nossas famílias”, disse.

Sobre ao culto mariano, o Arcebispo motivou o povo a não ter medo de manifestar essa devoção filial a nossa senhora, que é tão própria da Igreja, “sabendo bem que ela nunca vai tomar o lugar de Jesus, único senhor e salvador, porém ela sempre encaminha para ele”.

Leia a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.