‘É preciso caminhar junto com a Igreja’

A A
Padre Anderson Pereira Bispo fala ao O SÃO PAULO sobre sua vocação e preparação para o sacerdócio
Publicado em: 04/01/2019 - 16:15
Créditos: Redação

Aos 37 anos, Padre Anderson Pereira Bispo é um dos seis novos sacerdotes ordenados para a Arquidiocese de São Paulo no dia 8. Ele conversou com O SÃO PAULO  sobre sua vocação es expectativas para o ministério presbiteral. 

CHAMADO 

Desde a adolescência, quando atuava na Pastoral da Juventude em sua cidade natal, Bom Jesus da Lapa (BA), os padres sempre interpelavam Anderson sobre a vocação sacerdotal, mas ele nunca havia dado atenção. Na época, tinha uma namorada, mas não pensava em caminhar para o Matrimônio e, ao mesmo tempo, sentia que faltava algo que também não era suprido apenas pelo engajamento pastoral. Foi quando terminou o namoro e decidiu estudar e trabalhar em São Paulo, onde conheceu uma nova comunidade paroquial que foi determinante para o despertar vocacional.

Depois de fazer contato com várias congregações religiosas e de ter uma experiência de quatro anos na Fraternidade Toca de Assis, discerniu que Deus o chamava para ser padre secular e, em 2011, ingressou no Seminário Arquidiocesano.

SERVIÇO

Ordenado Diácono em 10 de dezembro de 2017, Padre Anderson exerceu seu ano diaconal na Paróquia Santa Paulina, em Heliópolis, zona Sul de São Paulo. Para ele, a experiência foi fundamental na sua preparação para o sacerdócio. “Essa é uma Paróquia cheia de desafios, mas é um grande sinal profético em meio a uma comunidade que embora pareça pequena tem aproximadamente  300 mil habitantes”, destacou o Padre. 

“Nós aprendemos com o povo que a cada dia luta, batalha, que nos ensina que o ministério presbiteral vale a pena”, completou, ressaltando o testemunho dos inúmeros fieis leigos da Paróquia. 

Para o Padre Anderson, a experiência missionária de dois meses na Diocese de Alto Solimões (AM) também foi de suma importância para o amadurecimento do seu ministério. “Ali, encontramos um povo muito disposto para a ação de Deus, de coração simples, não apegado a tantas coisas que temos aqui, sobretudo às tecnologias muito próximas de nós”, relatou.

CAMINHO DE COMUNHÃO

Quando perguntado sobre como pretende colaborar para que a Arquidiocese realize sua missão na cidade, Padre Anderson destacou, em primeiro lugar, buscar corresponder às urgências da evangelização contidas no 12º Plano de Pastoral. 

Nesse sentido, o Neo-sacerdote apontou o sínodo arquidiocesano como uma oportunidade para aprofundar a comunhão com a Igreja de São Paulo. “Não podemos querer caminhar sozinhos. Portanto, para responder a esse propósito de renovação e conversão pastoral e missionária, é preciso caminhar junto com a Igreja, conforme a proposta do sínodo”, disse.