Dom Odilo: esperar o futuro de Deus, ocupando-se com as responsabilidades do presente

A A
.
Publicado em: 26/08/2020 - 09:45
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta quarta-feira, 26, na capela de sua residência.

Na Eucaristia, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese, Dom Odilo rezou por todo o povo de Deus, especialmente, aqueles que são atingidos diretamente pelos impactos da pandemia de COVID-19, como os doentes, profissionais da saúde e o mais pobres.

COERÊNCIA DE VIDA

No Evangelho do dia (Mt 23,27-32), Jesus novamente denuncia a hipocrisia dos escribas e fariseus, comparando-os a “sepulcros caiados”, belos por fora, mas, por dentro, estão cheios de ossos de mortos e de podridão.

“Jesus recomenda que sejamos fiéis e coerentes por dentro e por fora e que a bondade do coração se manifeste, sobretudo, na bondade de nossas ações”, ressaltou Dom Odilo.

DIGNIDADE DO TRABALHO

Já na primeira leitura (2Ts 3,6-10.16-18), São Paulo continua a sua exortação à comunidade de Tessalônica, onde muitas pessoas que acreditavam que a vinda do Senhor estava próxima, abandonaram seus trabalhos e responsabilidades. “Quem não quer trabalhar também não deve comer”, afirmou o apóstolo.

“O trabalho, além de ser uma atividade necessária para ganhar o pão, é também uma contribuição para a convivência pacífica e dignifica a pessoa”, afirmou o Cardeal, recordando que são muitas pessoas que estão sem emprego devido à atual situação econômica. “Precisamos refletir sobre a questão do trabalho de forma nova, diante de uma economia que não mais está baseada na iniciativa pessoal, mas depende muito da organização de quem proporcione trabalho para que outros possam acessá-lo”, continuou o Arcebispo.

Por fim, Dom Odilo enfatizou que o cristianismo não prega a ideia de esperar o futuro sem se ocupar com o presente. “O Evangelho ensina e a Igreja sempre insistiu que cada um se ocupe utilmente das suas tarefas de cada dia. Dessa forma, seja útil não apenas para si, mas também aos outros e, realizando bem a sua parte na edificação do mundo, torne-se merecedor de participar da vida eterna, da recompensa de Deus”, concluiu.