Dom Odilo: 'Cada uma olhe para sua comunidade e se sinta parte dela'

A A
Na missa deste sábado, o Cardeal Odilo Scherer reforçou o pedido para que os fiéis estejam unidos espiriutualmente às suas paróquias, estejam atentos às suas necessidades materiais
Publicado em: 28/03/2020 - 08:45
Créditos: Redação

Neste sábado da 4ª semana da Quaresma, 28, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a eucaristia na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre o trecho do Evangelho de São João (7, 40-53), que mostra as discussão em torno de quem era Jesus. “Uns acreditam nele, outro começaram a questionar. É um pouco do que continua acontecendo hoje. Jesus ainda mexe com as consciências, com as posições de cada um, tira-nos todos de nossa posição de conforto”, afirmou o Cardeal. 

O Arcebispo ressaltou que o tempo quaresmal é a oportunidade de cada cristão rever a sua posição em relação a Jesus Cristo. “Qual é nossa posição diante de Jesus? Deixemos que sua pessoa, seu exemplo e sua palavra nos questione, quando fala das questões mais eternas e mais profundas”, exortou.

FÉ DA IGREJA

Dom Odilo lembrou ainda, que o testemunho da Igreja, desde os apóstolos, é referência para crer em Jesus como verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Nesse sentido, o Cardeal recomendou a leitura do Catecismo da Igreja Católica como uma das principais fontes para aprofundar o conhecimento da fé professada pela Igreja.

“Acompanhemos bem este tempo precioso da Quaresma, em que Deus se manifesta próximo e nos dá sua palavra em abundância, para que possamos reconhecer os seus caminhos de misericórdia, bondade e salvação”, afirmou o Arcebispo.

ORAÇÃO PELOS DOENTES

No fim da missa, Dom Odilo transmitiu sua bênção a todos os doentes e àqueles que cuidam deles. “Estamos todos preocupados com aqueles que já estão doentes e que poderão ficar enfermos. Por isso, devemos nos cuidar. Cuidemos uns dos outros, continuemos a levar a sério as recomendações das autoridades”, acrescentou.

O Arcebispo renovou seu apelo para que os fiéis continuem a viver a Quaresma de uma forma nova, mantendo-se unidos à Igreja. “A Igreja está mais ativa do que nunca, mesmo que não seja presencialmente”, afirmou o Cardeal, recordando, como exemplo, o momento de oraçãoconduzido pelo Papa Francisco nesta sexta-feira, no Vaticano. “Mesmo com a Praça São Pedro vazia, todos estávamos unidos, acompanhando pelo meios de comunicação”, destacou.

UNIDOS À COMUNIDADE

Dom Odilo novamente recomendou que o povo se mantenha unido espiritualmente às suas paróquias, mas também esteja atento às suas necessidades materiais.

“O mundo está preocupado com as questões econômicas e nós também estamos preocupados com como iremos pagar as despesas fixas que continuam. Cada paróquia está se organizando para que cada paroquiano possa continuar a doar o seu dizimo. Cada uma olhe para sua comunidade e se sinta parte dela”, ressaltou o Cardeal.

De igual modo, o Arcebispo recordou as necessidades das instituições da Igreja que promovem o serviço da caridade. “Temos muitas obras que precisam do apoio para continuarem cuidando dos muitos pobres de nossa cidade”, concluiu.  

 As missas presididas por Dom Odilo são transmitidas diariamente, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.