Dom Odilo: ‘A fé é provada no sofrimento e na perseguição’

A A
Afirmou o Cardeal Scherer, ao comentar o martírio de Santo Estêvão, narrado na liturgia da missa desta terça-feira, 28
Publicado em: 28/04/2020 - 12:00
Créditos: Redação

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desta terça-feira, 28, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.

MARTÍRIO DE ESTÊVÃO

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a Primeira Leitura (At 7,51-8,1a), que relata o apedrejamento de Estêvão, o primeiro mártir cristão. O Arcebispo ressaltou que o diácono foi morto por testemunhar sua fé na Ressureição de Jesus e, mesmo enquanto é apedrejado, novamente dá um testemunho de esperança ao olhar para o céu e dizer: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.

“Essa esperança não é só de Estevão, mas de todos os cristãos, de estarem um dia com Jesus Ressuscitado, sentado à direita de Deus”, afirmou o Cardeal, recordando, ainda, que antes de morrer, Estêvão, seguindo o exemplo de Cristo, clamou a Deus que acolhesse seu espírito e gritou: “Senhor, não os condenes por este pecado”.

“Estevão imita Jesus na sua morte, entrega a sua vida a Deus e morre mártir por Jesus Cristo. Assim como ele, tantos ao longo da historia e ainda hoje dão a vida por Cristo por meio do martírio”, sublinhou o Arcebispo, acrescentando que “a fé é provada no sofrimento, na perseguição e na contradição”.  

Outro detalhe destacado pela leitura é a presença do jovem Saulo, que não só testemunhou o assassinato de Estevão como o texto enfatiza que ele aprovou seu apedrejamento. E é mesmo livro dos Atos dos Apóstolos que vai narrar, em seguida, o encontro de Saulo com Jesus e sua conversão, tornando-se Paulo, o apóstolo dos gentios.

PÃO DA VIDA

Já o Evangelho do dia (Jo 6,30-35) continua o discurso de Jesus sobre o Pão da Vida. Quando questionado pela multidão sobre que sinal ele realizaria para que pudessem crer nele, a exemplo do maná no deserto, o Senhor respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Em seguida, a multidão pede desse pão do qual fala Jesus. Então, ele afirma: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Recordando que neste período de pandemia, os cristãos estão impossibilitados de receber a comunhão eucarística devido às medidas de isolamento social, Dom Odilo destacou o sentido da expressão “quem vem a mim” e reiterou: “É possível ir a Ele pela fé, acolhê-lo e aceitá-lo pela fé”, lembrando, ainda, que por meio da Palavra de Deus também alimenta-se do Senhor.

ROMARIA ARQUIDIOCESANA

No fim da missa, o Cardeal reforçou o convite ao para o povo que acompanhe, de suas casas,  a 119º Romaria da Arquidiocese de São Paulo, no próximo domingo, 3 de maio. A missa presidida por ele e concelebrada pelos bispos auxiliares no Santuário Nacional, às 12h, não terá a presença de fiéis, mas será transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida, pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Como preparação para a romaria, o Cardeal pediu para que as famílias se reúnam em suas casas para rezar o Rosário e a Ladainha de Nossa Senhora a partir da quarta-feira, 29.