'Deus eterno veio até nós, nasceu o Príncipe da Paz'

A A
Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu Missa da Noite do Natal na Catedral da Sé
Publicado em: 28/12/2018 - 10:00
Créditos: Redação

À meia-noite desta terça-feira, 25, o silêncio do centro da capital paulista foi rompido com o soar dos sinos da Catedral Metropolitana de São Paulo que anunciavam para toda a cidade a Solenidade do Natal de Nossa Senhor Jesus Cristo, celebrada com a Missa da Noite do Natal, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. 

Antes de celebração, os fiéis puderam assistir a um concerto natalino apresentado pela a São Paulo Schola Cantorum, sob a regência do maestro Delphim Rezende Porto. 

PRÍNCIPE DA PAZ

Na homilia, Dom Odilo enfatizou que essa solenidade é para todos um anúncio de alegria e de paz. “Nasceu o príncipe da paz que para todos quer ser portador de paz”. Ele ressaltou, ainda, que o anúncio do anjo aos pastores dos campos de Belém continua a se repetir hoje.  “O Natal é celebrado de alguma forma por todos. Mas, para nós, que temos fé, que cremos em Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, há motivos muitos especiais para nós alegrarmos e para irradiarmos alegria ao nosso redor”. 

“Reconhecemos que o Filho nascido de Maria é, ao mesmo tempo, o Filho do eterno Deus que se fez humano como nós. Na pessoa do Filho, Deus eterno veio até nós, e nos tirou da nossa solidão e de nossa pobre condição mortal, elevando-nos a uma dignidade que nunca poderíamos alcançar por nós mesmos”, continuou o Cardeal. 

DEUS CONOSCO

O Arcebispo enfatizou, ainda, que, tornando-se Emanuel, que significa “Deus conosco”, Jesus se fez irmão de cada pessoa humana, abrindo um horizonte novo para a existência mortal de cada pessoa neste mundo. “Somos chamados a tomar parte na família de Deus, acolhidos como filhos de Deus no Filho, como diz São Paulo”. 

Recordando as palavras do Papa Emérito Bento XVI, Dom Odilo explicou que, ao se tornar humano, o Filho de Deus se une a todos e une a todos em si. “Isso significa que nos faz irmãos uns dos outros, não apenas pelos laços da mesma natureza humana que já trazemos, mas, pela sua benignidade, pela sua graça sobrenatural, Deus nos faz seus filhos”, disse o Cardeal, acrescentando que “O Natal é, portanto, a festa da fraternidade universal, da unidade de toda comunidade humana”. 

NA FAMÍLIA 

O Arcebispo ressaltou que a alegria no nascimento do Salvador deve, em primeiro lugar, reinar na família e com as pessoas mais próximas. “Os pequenos gestos de bondade e de recíproco apreço, como os votos de Natal e os presentes que se distribuem, podem ser expressões dessa alegria mais profunda. Nós damos presentes porque recebemos um presente imenso, presente do céu”.   

O Cardeal Scherer reforçou que Natal nos abre horizontes de esperança e de sentido novo para a vida de cada pessoa. “Deus não nos abandona em nossas limitações de misérias, Ele vem ao nosso encontro para estar ao nosso lado como Deus conosco”. 

“Confortados pelo amor de Deus que reúne toda a humanidade em uma família de irmãos, temos motivos para lutarmos contra tudo o que é contrário à fraternidade e à paz, contra o ódio, as discriminações, as injustiças sociais, a violência e a guerra”, completou Dom Odilo. 

CELEBRAÇÕES

Na manhã de Natal, o Cardeal Scherer presidirá missa solene às 11h na Catedral da Sé, transmitida pela rádio 9 de Julho. Na Catedral, também haverá missas às 9h e às 17h. 

Ainda neste dia, o Arcebispo Metropolitano celebrará a Missa do Natal às 17h no Arsenal da Esperança (Rua Dr. Almeida Lima, 900, Mooca).

VEJA TAMBÉM

Mensagem de Natal do Cardeal Odilo Pedro Scherer