Cristãos autênticos não têm medo de se abrir ao próximo

A A
Em mensagem a jovens europeus, Sumo Pontífice exortou-lhes jamais perder o gosto pelo reencontro, pela amizade, o sonhar junto e caminhar com os outros
Publicado em: 28/12/2018 - 12:15
Créditos: Redação

“O Papa Francisco, junto com toda a Igreja, confia em vocês”. Assim começa a mensagem do Papa, assinada pelo Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, aos participantes do 41º Encontro Europeu dos Jovens, organizado pela Comunidade Ecumênica de Taizé.

O evento será realizado em Madri, na Espanha, entre os dias 28 de dezembro de 2018 e 1º de janeiro de 2019.

Jamais perder o gosto de sonhar junto

Na mensagem, o Papa exorta a juventude a “jamais perder o gosto pelo reencontro, pela amizade, o sonhar junto, caminhar com os outros, porque os cristãos autênticos não têm medo de se abrir ao próximo, de dividir seus próprios espaços os transformando em espaços de fraternidade”.

Construtor de pontes entre Igrejas, religiões e povos

O Papa também convida toda a juventude a abrir um espaço ao Senhor em sua vida e a descobrir que, graças à amizade com Jesus, “é possível viver uma hospitalidade generosa, aprender a crescer com as diferenças dos outros e a frutificar os próprios talentos para se transformar em construtor de pontes entre as Igrejas, as religiões e os povos”.

Por fim, Francisco pede que os jovens sigam o exemplo de Maria, cujo “amor cheio de audácia e orientado para o dom de ajudar” os estimule a viver concretamente “a caridade que nos impulsiona a amar a Deus acima de tudo e de nós mesmos, a amar as pessoas com as quais dividimos o cotidiano”.

Abrir as portas em espírito de acolhida cristã

O Encontro Europeu dos Jovens deverá reunir milhares de pessoas, provenientes de diversos países. O tema que o Irmão Alois (foto), Prior da Comunidade de Taizé, escolheu para este ano é: “Não nos esqueçamos da hospitalidade”.

Cerca de 170 paróquias e milhares de famílias anfitriãs em Madri abrirão as portas das suas casas aos jovens peregrinos europeus, em espírito de acolhida cristã.