Criadas Comissão de Coordenação e Secretaria Geral

A A
No último dia 18, o Cardeal Odilo Scherer anunciou a criação da Secretaria Geral do Sínodo Arquidiocesano, e nomeou secretário geral o Padre Tarcísio Marques Mesquita.
Publicado em: 21/06/2017 - 18:45
Créditos: Redação

No último dia 18, o Cardeal Odilo Scherer anunciou a criação da Secretaria Geral do Sínodo Arquidiocesano, e nomeou secretário geral o Padre Tarcísio Marques Mesquita - pároco da Igreja Nossa Senhora do Bom Parto e coordenador geral do Secretariado Arquidiocesano de Pastoral. Na mesma data, foi criada a Comissão de Coordenacão Geral do Sínodo. A primeira reunião da comissão acontece no dia 30 de junho.

Durante a missa da Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira (15), dom Odilo anunciou e convocou o Sínodo Arquidiocesano, que terá como tema “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” e como lema “Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas”.

Segundo Dom Odilo, o Sínodo será dedicado à vida e à missão da Igreja na Arquidiocese e será uma ação eclesial de grande significado, que contará com o envolvimento de todas as forças vivas dessa Igreja particular. “O objetivo principal do sínodo arquidiocesano é a renovação da evangelização e da vida pastoral da Arquidiocese, à luz dos apelos de Deus e da Igreja e à luz da realidade, na qual vive a Igreja de São Paulo”, afirmou o Arcebispo.

Na convocação, Dom Odilo também detalhou as várias etapas do caminho sinodal que se concluirá em 2020 com a realização da Assembleia do Sínodo Arquidiocesano.  

O Cardeal Scherer explicou que, ao convocar o Sínodo Arquidiocesano na celebração de Corpus Christi, quis destacar que a Eucaristia envia todos em missão para o meio da cidade e não só nos ambientes já frequentados pelos católicos. “Também aqueles muitos ambientes em relação aos quais nós não estamos em contato, para os quais também somos enviados como discípulos missionários. Os ambientes que o Papa Francisco gosta de chamar de periferias”, disse o Cardeal, ressaltando, ainda, que essas periferias também podem estar no centro da cidade, pois são periferias ambientais, geográficas, sociais, econômicas e até eclesiais.