Construir o espaço litúrgico para construir a comunidade do Corpo de Cristo

A A
Padre Thiago Faccini, especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra, assessorou 2º Encontro Arquidiocesano de Liturgia, no Centro Pastoral São josé
Publicado em: 20/09/2018 - 16:45
Créditos: Redação

Dilza Francisca Ferreira faz parte da equipe de liturgia da Comunidade Nossa Senhora da Flores, que pertence à Paróquia Santo André Apóstolo, na Região Episcopal Belém. Há 15 anos, ela participa e ajuda a organizar as celebrações em sua comunidade. Mas qual o significado de cada um dos objetos utilizados na liturgia? Por que o altar, bancos e demais itens devem estar dispostos de determinada maneira dentro do espaço litúrgico?

Essas e outras perguntas fazem parte do dia a dia de quem participa ativamente de uma comunidade ou de quem ali adentra pela primeira vez. Para conversar a respeito do espaço litúrgico celebrativo e dar orientações para pessoas como Dilza, ou mesmo para profissionais de Arquitetura, Engenharia e Arte, a CNBB lançou o estudo 106 com orientações para projeto e construção de igrejas e disposição dos espaços celebrativos.

A Comissão de Formação Litúrgica da Arquidiocese de São Paulo promoveu, em dois módulos, um evento para ajudar as pessoas a compreender o estudo e discutir outros elementos do espaço litúrgico.

O assessor dos dois encontros foi o Padre Thiago Faccini, especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra e perito do Setor de Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB.

O primeiro encontro aconteceu no dia 10 de março e o segundo no sábado, 15, das às 8h30 às 13h, no Centro Pastoral São José do Belém, próximo à estação Belém do Metrô. Entre os aspectos abordados pelo Padre Thiago está a importância de o espaço celebrativo ser pensado do ponto de vista da liturgia, com o objetivo de fazer com que a comunidade aprofunde a fé com o auxílio do espaço litúrgico. “A comunidade deve acompanhar a construção do espaço, para que possa sentirse parte dele e compreender o objetivo de cada elemento”, salientou o Padre.

 

ARQUITETURA E ARTE

“Queremos salientar a importância que a Arquitetura e a Arte têm dentro da celebração litúrgica”, explicou Padre Thiago à reportagem do O SÃO PAULO. Ele comentou ainda que o espaço litúrgico é uma das dimensões da liturgia, na qual está incluído tudo aquilo que é visível, como o prédio em si e objetos como o cálice, as vestes litúrgicas, o altar, o ambão etc. “Diferenciamos o que é arte religiosa, arte sacra e arte litúrgica. A arte litúrgica inclui, por exemplo, as orações litúrgicas, os tempos litúrgicos”, continuou.

Sobre a participação da comunidade na composição do espaço, Padre Thiago disse que a comunidade deve participar, para sentir-se identificada. “Quando a comunidade ajuda a construir o espaço litúrgico, ela tem a oportunidade de construir a comunidade do Corpo de Cristo”, afirmou.

 

Faça o download do Material do Encontro