Como a Igreja entende a comunicação?

A A
O Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil, Documento 99 da CNBB, desafia os agentes de pastoral para uma atualização diante da realidade e das novas mídias
Publicado em: 13/04/2015 - 16:15
Créditos: Padre Cilto Rosembach e Juçara Terezinha

No sábado, 18, das 9h às 12h, a Pastoral da Comunicação da Região Brasilândia realizará um momento de estudo sobre o Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil, Documento 99 da CNBB, na Paróquia São José, de Perus (rua João Jacinto de Mendonça 134, Vila Operária).

O Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil, Documento 99 da CNBB, desafia os agentes de pastoral para uma atualização diante da realidade do mundo em mudanças e das novas mídias. Esse documento apresenta de forma objetiva os princípios norteadores para a comunicação na Igreja, bem como algumas sugestões para uma possível prática comunicacional. Daí a necessidade de conhecê-lo, porque é urgente colocar em prática uma comunicação com a metodologia, princípios da Igreja.

O Documento 99 tem como base quatro eixos: Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade. Também aborda a situação da comunicação e a Igreja no mundo em mudanças. “A comunicação tem como objetivo primordial criar comunhão, estabelecer vínculo de relações, promover o bem comum, o serviço e o diálogo na comunidade” (DC, nº. 13).

O Diretório é destinado aos responsáveis que atuam na comunicação eclesial e nas relações com a sociedade. O texto oferece conteúdos com referenciais comunicacionais, sociológicos, éticos, políticos, teológicos e pastorais.

O Documento está organizado em dez capítulos, que tratam dos diferentes conteúdos da comunicação, são eles: Comunicação e Igreja no mundo em mudanças; Teologia da Comunicação; Comunicação e vivência da fé; Ética e Comunicação; O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; A Igreja e mídia; Igreja e mídias digitais; Políticas de comunicação; Educar para comunicação; Comunicação na Igreja: a atuação da Pascom.

Em cada capítulo, além das reflexões apresentadas, são oferecidas pistas de ação para a formação, articulação, produção e espiritualidade da comunicação.

Saiba mais detalhes sobre o dia de estudos do Documento 99, através do e-mail pascombrasilandia@uol.com.br ou pelo telefone 3924-0020.