Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo recebe prêmio Franz de Castro

A A
OAB São Paulo instruiu a premiação em 1982, para enaltecer pessoas e entidades que se destacam na luta pelos Direitos Humanos
Publicado em: 01/11/2018 - 16:00
Créditos: Redação

Na noite desta quarta-feira, 31 de outubro, a sede institucional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB-SP), no bairro da Bela Vista, em São Paulo, acolheu a 34º edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos. Uma das instituições homenageadas foi a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

Compareceram à cerimônia de premiação, o atual presidente da Comissão Justiça e Paz, Antônio Funari Filho e Margarida Genevois, uma das primeiras atuantes da Comissão, em 1972. Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Episcopal Brasilândia, representou o Arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Também participaram do evento o ex-Ministro da Justiça e membro da Comissão, José Gregori, e o Vice-Presidente da OAB, Fábio Romeu Canton Filho.

PRÊMIO FRANZ DE CASTRO

O advogado Franz de Castro Holzwarth dá nome a premiação que visa enaltecer pessoas e entidades que se destacam na luta pelos Direitos Humanos. Em 8 de novembro de 1982, a OAB São Paulo instruiu o prêmio com seu nome, um ano depois de sua morte. Ao ser chamado para servir de mediador durante uma rebelião na delegacia de Jacareí (SP), se ofereceu para ser trocado por um refém dos amotinados. Ele foi levado pelos presos na tentativa de fuga que acabou com o carro metralhado e a morte de todos os ocupantes.