Cardeal Versaldi encontra-se com a comunidade acadêmica na PUC-SP

A A
Prefeito da Congregação para a Educação Católica esteve em São Paulo nesta sexta-feira e foi recebido pelo Cardeal Scherer, Arcebispo Metropolitano
Publicado em: 23/11/2018 - 18:00
Créditos: Fernando Geronazzo/ O SÃO PAULO

Na manhã desta sexta-feira, 23, o Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, visitou o campus Ipiranga da PUC-SP, sendo recepcionado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Grã-Chanceler da pontifícia universidade e Arcebispo de São Paulo.

Na oportunidade, o Cardeal Versaldi encontrou com professores e alunos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e do Centro Universitário Assunção (Unifai).

O Prefeito da Congregação para a Educação Católica referiu-se à constituição apostólica Veritatis gaudium (Alegria da verdade), do Papa Francisco, sobre as faculdades e instituições de ensino eclesiásticas, a qual indica os critérios para uma renovação e impulso da contribuição dos estudos eclesiásticos para uma Igreja missionária ‘em saída’.

De acordo com o Cardeal Versaldi, o Santo Padre deseja que as universidades e instituições católicas de ensino façam parte do processo de renovação de que a igreja precisa

À tarde, o Cardeal Versaldi visitou o campus Perdizes da PUC-SP, onde, na companhia de Dom Odilo, encontrou-se com os diretores das nove faculdades da pontifícia universidade e outros representantes da comunidade acadêmica. Na saída, ele conversou brevemente com a imprensa.

BIOGRAFIA

Nascido em 30 de julho de 1943, em Villarboit (Vercelli), o Cardeal Giuseppe Versaldi foi ordenado em 29 de junho de 1967. É graduado em Psicologia e Doutor em Direito Canônico. Em 1981, recebeu o título de advogado da Sagrada Rota Romana.

Como Bispo, atuou entre 2007 a 2011, na Diocese de Alessandria, na Itália. Em Roma, foi Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, entre 2011 a 2015, Cardeal-Diácono do Sagrado Coração, em 2012. Foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI em 18 de fevereiro do mesmo ano.

Desde 2015, atua como Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, que abrange duas áreas: todas as Universidades, Faculdades, Institutos e Escolas Superiores de estudos eclesiásticos ou civis dependentes de pessoas físicas ou morais eclesiásticas, bem como Instituições e Associações com fins científicos; e todas as Escolas e Institutos de instrução e de educação, de qualquer nível e grau pré-universitário, dependentes da Autoridade Eclesiástica, orientados para a formação da juventude, salvo aqueles Institutos que estão sob a responsabilidade das Congregações para as Igrejas Orientais e para a Evangelização dos Povos.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO O SÃO PAULO, A PARTIR DA QUARTA-FEIRA, 28/11