Cardeal Scherer: ‘faço votos de que o Brasil consiga superar, amadurecido, este momento de crise’

A A
Durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira, o arcebispo de São Paulo falou sobre o atual momento político do Brasil
Publicado em: 17/03/2016 - 20:00
Créditos: Redação

Por Fernando Geronazzo

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, falou sobre o atual momento político do Brasil durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira, 17, na Cúria Metropolitana de São Paulo, em Higienópolis, região central da capital paulista. No tradicional encontro com os jornalistas para falar das celebrações da Semana Santa, Dom Odilo também tratou de temas como a Campanha da Fraternidade e os três anos de pontificado do Papa Francisco.

Semana Santa

Na proximidade da celebração do Domingo de Ramos, dia 20, que abre a Semana Santa, o Cardeal explicou que a Páscoa é o grande momento das celebrações da Igreja. “Nós, como católicos, deveríamos por a Páscoa mais e mais em evidência”, afirmou o Arcebispo, ressaltando que, embora o Natal seja uma data bastante comemorada, a festa central do cristianismo é a Páscoa. “Em geral, também quando na opinião pública se refere à Páscoa, se pensa em chocolate, coelhinho e bacalhau.  São coisas boas, mas são tradições culturais que não vão ao significado da Páscoa”, disse.

Campanha da Fraternidade

Dom Odilo lembrou, ainda, que no Domingo de Ramos acontece o encerramento da Campanha da Fraternidade, que neste ano é ecumênica, com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. “Trata da preservação da casa comum, que é responsabilidade de todos. O encerramento da Campanha é marcado pela coleta da solidariedade em todas as Igrejas como gesto concreto de fraternidade. É claro que a Campanha se encerra, mas seu tema não, que continua a frutificar ao longo do ano e a ser ocasião de iniciativas para que seja levada avante a reflexão e gestos concretos em relação ao cuidado com a casa comum, nosso ambiente, nossa terra, o espaço em que vivemos”, frisou.

3 anos com Francisco

O Arcebispo também falou sobre o terceiro aniversário de eleição do Papa Francisco, celebrado no último  domingo, 13, e do início de seu pontificado, comemorado neste sábado dia 19. “Em três anos, o Papa Francisco já marcou a Igreja com muitas iniciativas e sinais de mudança, pontuando algumas questões prioritárias”, disse.

Ainda de acordo com Dom Odilo, o Santo Padre conquistou “uma adesão muito grande na opinião pública como autoridade moral no conjunto das nações e dos chefes de povos, de modo que a palavra do Papa como palavra da Igreja Católica é muito acolhida e respeitada”. Ele também recordou a nomeação do novo bispo auxiliar São Paulo, Monsenhor Luiz Carlos Dias, na quarta-feira, 16.

Momento político ‘crítico e agudo’

Sobre a situação política brasileira, o Cardeal afirmou que trata-se, sem dúvida, de um momento difícil, configurando-se em uma crise de vários aspectos – econômico, social, moral e de credibilidade – que, segundo ele, está chegando em um momento bastante “crítico e agudo”, no qual os ânimos se exaltam com o risco inclusive de haver violência nas manifestações. “As manifestações são um direito de todos, um direito democrático. Mas é importante que sejam respeitosas e pacíficas, mesmo quando cada um manifesta a sua posição em desacordo com o outro”.

Dom Odilo manifestou, ainda, ter a impressão de que a crise política deixou o atual governo bastante fragilizado em função de uma série de circunstâncias, inclusive, talvez, por “decisões equivocadas”, como o recente convite ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer parte do governo da presidente Dilma Rousseff como ministro chefe da Casa Civil. “No meu parecer, isso enfraqueceu ulteriormente o governo da presidente Dilma”, afirmou.

Diante da situação atual, o Arcebispo considera “apreciável o fato de as instituições democráticas estarem firmes, mesmo com todas as suas falhas”. Para ele, isso caracteriza um amadurecimento democrático. “Ao contrário do que alguns falam, eu não estou vendo risco para a democracia neste momento, mas, pelo contrário, uma afirmação da democracia em que, quem pensa diferentemente, quem tem opiniões contrárias, fala, se manifesta  – e até agora tem sido pacífico, respeitoso – e as instituições estão desempenhando o seu papel. O estado democrático é feito disso. Não é do acordo de todos na mesma posição, mas do tratamento respeitoso das diversidades e, ao mesmo tempo, da contribuição de todos para o bem do país”, acrescentou.

“Faço votos de que o Brasil consiga superar, amadurecido, este momento de crise e também a crise econômica, que está pesando já bastante fortemente sobre a população, possa também encontrar uma solução”, concluiu.

Vídeo

O Cardeal Scherer também publicou um vídeo em sua página oficial no Facebook e no canal oficial da Arquidiocese de São Paulo no Youtube, no qual reitera sua manifestação sobre o momento político atual.

Assista: