Arquidiocese reza pelo povo brasileiro, a paz e a justiça na pátria

A A
Dom Eduardo: ‘Rezemos para que a Palavra de Deus nos oriente no caminho da Paz, justiça e fraternidade, e que pelo nosso trabalho e ação o Brasil seja um país melhor'
Publicado em: 07/09/2018 - 11:00
Créditos: Daniel Gomes - jornal O SÃO PAULO

Na manhã desta sexta-feira, 7, dia em que se comemora a Independência do Brasil, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu missa na Catedral da Sé pela Pátria e o povo brasileiro, concelebrada pelo Padre Helmo Cesar Faccioli, Auxiliar do Cura da Catedral.

No começo da missa, Dom Eduardo destacou ser este um dia para pedir a Deus pelo Brasil, pelo povo brasileiro e pelos governantes, para que governem a nação com justiça e paz.

GRITO DOS EXCLUÍDOS

Na homilia, o Bispo recordou a realização da 24a edição do Grito dos Excluídos, que acontece nesta sexta-feira em todo o Brasil, com o tema “Vida em primeiro lugar” e lema “Desigualdade gera violência: basta de privilégios!”.

Dom Eduardo lembrou que a iniciativa tem o envolvimento de pastorais e organismos da Igreja, e disse que a Igreja no Brasil convida que todos se manifestem pela liberdade, justiça e vida digna.

Em São Paulo, o Grito dos Excluídos teve início às 10h no Largo do São Francisco, com previsão de passagem pela Praça da Sé, Pateo do Collegio, Largo São Bento, Largo do Paissandu e término na Praça do Correio. Dom Eduardo convidou a todos para a participação no ato ao final da missa.

“Rezemos para que a Palavra de Deus nos oriente no caminho da Paz, justiça e fraternidade, e que pelo nosso trabalho e ação o Brasil seja um país melhor”, afirmou na homilia.

COMPROMISSO CONTRA DESIGUALDADES E PRIVILÉGIOS

Dom Eduardo disse ser este um dia de rezar para que os governantes conduzam o País não por estruturas de privilégios e de injustiça, mas pela lei do amor e do zelo pelo bem comum. Ele exortou a todos que se questionem sobre o que têm feito para combater as injustiças e para deixar de lado privilégios.

O Bispo indicou, ainda, que para o cristão o que vale é a lei do amor, pela qual todos são convocados a promover a paz e a justiça em um país “cheio de desigualdades e privilégios, que dão margem à injustiça social, violência e falta de amor”, situações que, segundo o Bispo, não se manifestam apenas na violência física, mas também no desemprego e falta de moradia, saúde e educação.

Dom Eduardo falou também sobre a realização das eleições deste ano e da responsabilidade de cada brasileiro: “Neste ano eleitoral, que tenhamos o compromisso com aqueles que estão comprometidos com o bem da nossa nação. Cada um é chamado à responsabilidade”.

 

Após a comunhão, todos rezaram a oração pelos governantes, pedindo a Deus que exerçam suas tarefas com o espírito de serviço, voltando-se ao bem do povo e do país, como promotores da paz e do zelo pelos direitos de todas as pessoas.