Arquidiocese realiza assembleia de Pastoral

A A
Coordenadores e agentes de pastoral avaliaram a caminhada da Igreja Particular de São Paulo à luz do 11º Plano Arquidiocesano de Pastoral
Publicado em: 09/11/2015 - 10:00
Créditos: Redação

A  Arquidiocese de São Paulo realizou sua assembleia anual de pastoral no sábado, 7. Reunidos com o arcebispo metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, no auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), os bispo auxiliares, coordenadores e agentes de pastoral da avaliaram a caminhada da Igreja Particular de São Paulo à luz do 11º Plano Arquidiocesano de Pastoral.

A  Assembleia Arquidiocesana concluiu um percurso iniciado com as assembleias paroquiais, setoriais e regionais. Cada coordenador regional de pastoral apresentou a síntese do resultado das assembleias nas regiões episcopais, em seguida, Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal para a Região Lapa, apresentou uma síntese do resultado geral das regiões e vicariatos, destacando os pontos convergentes e salientando o que ainda precisa ser aprofundado.

A segunda parte da Assembleia contou com a reunião de grupos que discutiram em torno da seguinte pergunta apresentada pelo Secretariado Arquidiocesano de Pastoral: “A partir deste olhar da caminhada Pastoral da Arquidiocese, qual o compromisso que não podemos abrir mão, enquanto Igreja? ”. O resultado dessas discussões foi entregue ao Secretariado de Pastoral, que irá trabalhar em cima dessas propostas.

Dom Odilo enfatizou que os planos de pastorais são para melhor traduzir e realizar aquilo que é a vida a missão permanente da Igreja. Com o tema “Testemunha de Jesus Cristo na cidade”, o 11º Plano de Pastoral, está entrando no seu último ano de vigência em 2016. Tendo como tema transversal a urgência “Igreja em estado permanente de missão”, em cada ano do quadriênio do plano foi destacada uma urgência pastoral. Em 2015, a urgência é “Igreja a serviço da vida plena para todos”, tendo como base a Constituição Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II. Já em 2016, a o destaque é “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”, a partir da Constituição Dei Verbum, também do Vaticano II.

“Queremos continuar a ser Igreja em estado permanente de missão em São Paulo, fazendo, de maneira especial, referência à Palavra de Deus. Nosso objetivo é traduzirmos a vida da Igreja no nosso propósito de praticar a fé”, explicou o Arcebispo, destacando, ainda, que esse enfoque pastoral para o próximo ano ganha mais incentivo com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que se inicia em dezembro. “Convido, portanto, para que nós traduzamos este nosso olhar a partir da Palavra de Deus na dimensão da misericórdia, aspecto essencial do ser de Deus e, por isso, da nossa fé, mas também na nossa ação”, acrescentou.  

Leia a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.

Materiais da Assembleia

Síntese das regiões episcopais, Vicaritato para o Povo da Rua e Regional Sul 1

Síntese do Vicariato para a Educação e a Universidade

Síntese geral de Dom Julio Endi Akamine