Arquidiocese inicia Ano da Vida Consagrada

A A
<p>&nbsp;A&nbsp;Igreja no mundo todo inicia o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco.</p><p>&nbsp;</p>
Publicado em: 27/11/2014 - 14:45
Créditos: Redação

No próximo domingo, 30, a Igreja no mundo todo inicia o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco. Na Arquidiocese de São Paulo, a abertura deste ano temático será celebrado nas regiões episcopais.

Em carta enviada às comunidades de vida consagrada religiosa da Arquidiocese, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer convida todos os religiosos e religiosas a participarem das celebrações e dos vários momentos que acontecerão ao longo do ano, com destaque para o encontro arquidiocesano com o Arcebispo no dia 2 de fevereiro de 2015, na Catedral da Sé.

Dom Odilo também manifestou sua estima e apreço pelos religiosos e agradeceu a todos pela participação na vida e missão da Arquidiocese de São Paulo.

Em Roma 

Os eventos na Arquidiocese acontecem em sintonia com a vigília de oração que acontecerá no dia 29, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. No dia 30, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, acontece a celebração eucarística do 1º Domingo do Advento e abertura do Ano da Vida Consagrada. 

Nas regiões episcopais

Região Episcopal Lapa: vigília no dia 29/11 às 18h, na Casa Santa Terezinha, das Irmãs  Salesianas, Rua Madre Linda Lucotti, 39.

Região Episcopal Ipiranga: dia 29/11, 18h00, com Missa, na paróquia Nossa Senhora das Dores (R. Tabor, 283 – Ipiranga).

Região Episcopal Brasilândia: dia 29/11, a partir das 10h30, no Colégio Santa Lúcia Filipini (Freguesia do Ó).

Região Episcopal Sé: dia 29/11, a partir das 09h00, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, Rua Martiniano de Carvalho, 114.

Região Episcopal Belém: dia 28/11, às 20h, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, Praça Sílvio Romero, Setor Tatuapé.

Região Episcopal Santana: dia 23/11, a partir das 14h00, no Colégio Santana, Rua Voluntários da Pátria, 2624.

Os encontros estão sendo preparados pelas Regiões Episcopais, juntamente com os Núcleos da CRB nas mesmas Regiões.

Ocasião de ação de graças

Em artigo publicado no jornal O SÃO PAULO, Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar de São Paulo e referencial para a Vida Consagrada na Arquidiocese, destacou que este ano temático é uma oportunidade para louvar e dar graças ao Senhor pelo dom da vida consagrada.

“É toda a Igreja que dá graças a Deus Pai, doador de todo o bem, pela dádiva da vocação à vida consagrada. Além disso, o Ano da Vida Consagrada foi convocado a fim de valorizar o testemunho daqueles que escolheram seguir Cristo mediante a prática dos conselhos evangélicos com a promoção do conhecimento e a estima da vida consagrada. Para aqueles queridos irmãos e irmãs que abraçaram essa vocação, o Ano da Vida Consagrada deseja ser ocasião para renovar e reavivar os propósitos e as motivações que inspiram a doação da vida ao Senhor e, ao mesmo tempo, para propor aos jovens esse projeto de vida como aprofundamento singular e fecundo da consagração batismal”, disse o Bispo.

 

Subsídio 'Perscrutai'

Dentro das atividades do Ano da Vida Consagrada, no dia 6 de dezembro, acontece, no auditório da Paulinas Livraria da Vila Mariana, o lançamento do subsídio "Perscrutai", da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, da Santa Sé.