Arquidiocese celebra seu Patrono e os 462 anos da cidade de São Paulo

A A
Em missa na Catedral, Cardeal Scherer convida todos a lançar um olhar de misericórdia e solidariedade sobre a metrópole
Publicado em: 25/01/2016 - 16:00
Créditos: Redação

Por Fernando Geronazzo

A Arquidiocese de São Paulo celebrou solenemente o seu Patrono nesta segunda-feira, 25, festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo. Nesta data, comemora-se também os 462 anos de fundação da capital paulista.

A Catedral da Sé estava lotada para a missa presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese, sacerdotes, bispos das igrejas católicas de rito oriental e com a presença de líderes cristãos ortodoxos e de outras tradições religiosas.

Também estavam presentes na celebração o governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, acompanhados de suas esposas, além de representantes das forças armadas e demais instituições.

Na homilia, Dom Odilo manifestou a alegria da Igreja em celebrar a festa da Conversão apóstolo São Paulo. “De perseguidor de Cristo e dos cristãos, ele se tornou um ardoroso discípulo e missionário de Jesus Cristo, depois de haver experimentado pessoalmente que Deus foi paciente e misericordioso para com ele”, afirmou.

Leia a íntegra da homilia
 

Ao falar do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, o Cardeal destacou que o Apóstolo recorda a todos que “‘Deus é rico em misericórdia’ (cf Ef, 2,4) e acolhe a cada um de nós, quando nos colocamos abertamente diante de Cristo”.

“Na festa da Cidade e na comemoração do Padroeiro da Arquidiocese de São Paulo, queremos também lançar um olhar de misericórdia e solidariedade sobre toda esta metrópole, onde há muitas realidades bonitas e nobres; ao mesmo tempo, ainda há tantas carências, sofrimentos e miséria, que clamam por atitudes de justiça, solidariedade e misericórdia da parte de todos nós”, afirmou o Arcebispo, reforçando que o Papa Francisco deseja que este Ano Santo seja vivido com atitudes e ações concretas: “as Obras de Misericórdia, que se traduzem no atendimento das necessidades básicas de cada pessoa”.

Antes do início da missa, o Prefeito Haddad fez uma breve saudação, ressaltando que a cidade de São Paulo é abençoada. “Um conglomerado urbano onde vivem 22 milhões de pessoas, 12 milhões, apenas na capital, que produzem 20% do produto interno bruto do país... Hoje é aniversário da nossa cidade, que nos oferece tantas oportunidades... Este é um dia importante para nós, de render homenagens à tolerância, ao combate à desigualdade e, sobretudo, o amor ao próximo”, disse.  

O Governador Alckmin também fez uma saudação e recordou que foi em uma santa missa, celebrada no Pateo do Collegio, que nasceu a cidade de São Paulo, tendo como um de seus fundadores um santo, São José de Anchieta. “Que São Paulo e São José de Anchieta Sejam nossos inspiradores e cubram de bênçãos toda a nossa população”, manifestou.

Após a missa, houve, na Catedral, um concerto da Bachiana Filarmônica do Sesi-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, em homenagem ao aniversário da cidade.

Leia a reportagem completa na próxima edição do jornal O SÃO PAULO, semanário da Arquidiocese.

Assista ao mini-documentário especial 'São Paulo, o apóstolo e a cidade'

Solenidade da Conversão de São Paulo, Patrono da Arquidiocese e 462 anos da Cidade de São Paulo (Foto: Luciney Martins)