Arquidiocese apoia candidatura de membro da Pastoral da Moradia para o Conselho Municipal de Política Urbana

A A
<p>Pela primeira vez, o CMPU terá representação para o segmento Entidade Religiosa</p>
Publicado em: 04/03/2015 - 13:00
Créditos: Redação

Por Daniel Gomes

No próximo dia 15, pessoas que votam na cidade de São Paulo poderão eleger parte dos 60 integrantes do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Instituído em 2002, pela lei nº 13.430, o CMPU tem, entre outras atribuições, a missão de debater a política urbana do município e as questões relativas ao Plano Diretor Estratégico, acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano, e atentar-se à ação dos conselhos municipais nas políticas de transporte, habitação, meio ambiente, paisagem urbana, uso do solo, e proteção ao patrimônio histórico e cultural.

Pela primeira vez, o CMPU terá representação para o segmento Entidade Religiosa. Diante disso, a Arquidiocese de São Paulo apresentou a candidatura de Irene Brito, 49 (foto), atuante na Pastoral da Moradia, que terá como suplente Iracema da Silva, 73, da Pastoral da Ecologia. A chapa que compõem, a de nº 51, concorre com a de um templo de umbanda.

“A participação da Igreja neste conselho permitirá que haja uma visão mais humana nas discussões das políticas urbanas. O que farei, se eleita, é trazer à sociedade e para o âmbito da Igreja as discussões que acontecerem no Conselho. Sou participante do Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese e sei que no que se refere às políticas urbanas há muitas questões que têm haver com as pastorais sociais”, afirmou Irene ao O SÃO PAULO.

Como votar

As eleições do CMPU serão no dia 15, das 9h às 17h, nos mesmos locais de votação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). No site www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br, é possível descobrir onde votar, conforme a seção eleitoral em que se está cadastrado.

No dia de votação, será preciso comparecer com o título de eleitor e um documento oficial com foto. O voto deve ser dado em apenas uma chapa entre dos vários segmentos existentes. O resultado final das eleições será publicado no Diário Oficial da Cidade no dia 24 deste mês.

“Vejo muitos católicos reclamando, com razão, sobre a qualidade dos serviços públicos na cidade, mas é preciso fazer alguma coisa. Como católico, a gente não tem que ser o sal da terra? Eis um bom motivo para participar dessa votação”, comentou Irene.

A formação do conselho

• O CMPU é composto por 60 membros:

26 são indicados pela prefeitura;

12 representam outros conselhos municipais

22 são eleitos em votação da população

* Quando o número de candidatos é igual ou inferior ao de vagas, são estes eleitos automaticamente. Isso se deu este ano para os segmentos de Setor Empresarial (4 vagas); Entidades Profissionais (1 vaga); Trabalhadores (1 vaga); Movimentos Ambientalistas (2 vagas); Movimentos de Mobilidade Urbana (1 vaga) e Movimentos Culturais (1 vaga);

* Para os demais segmentos, haverá a eleição no dia 15: Movimentos de Moradia (4 vagas); Associações de Bairro (4 vagas); Entidades Acadêmicas e de Pesquisa (2 vagas); Organização não governamental – ONG (1 vaga); e Entidade Religiosa (1 vaga)

Leia também:


CF 2015: ‘Não pode dar frutos bons a planta que não é bem cultivada’
Uma votação pelo bem das crianças e adolescentes