'Ao olharmos para este ano com esperança, devemos fazer a nossa parte'

A A
O Cardeal Scherer, ao presidir missa na Solenidade da Santa Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, salientou que cada um é responsável por um ano bom para todos.
Publicado em: 01/01/2019 - 22:00
Créditos: Redação

Na terça-feira, 1º, Às 11h, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu na Catedral da Sé, a missa na Solenidade da Santa Mãe de Deus. O primeiro dia do ano é também, na Igreja, o Dia Mundial da  Paz. A missa foi transmitida pela Rádio 9 de Julho.

No início da celebração, o Cardeal saudou a todos e salientou que a missa é momento de ação de graças e de colocar nas mãos de Deus todas as expectativas de cada pessoa.

“A todos desejo um feliz e abençoado Ano Novo, com a graça de Deus e a sua ajuda, caminharemos seguros, serenos e confiantes ao longo deste ano. Queremos rezar por cada pessoa e família, mas também pelo nosso País, para que possamos ter um ano de paz e esperança”, disse o Cardeal.

Maria, Mãe de Deus

No dia 1º de janeiro, a Igreja recorda Nossa Senhora como Mãe de Deus, o título mais importante dado a Maria. Na homilia, Dom Odilo explicou que esse título retrata a verdade sobre Deus, que se fez homem por meio de Maria. “Por Maria, Deus assumiu o que é próprio do ser humano, inclusive a morte”, afirmou.

“Maria gerou para este mundo o Filho de Deus feito homem. Maria passa a ser nossa mãe. Somos também nós, filhos da mãe de Jesus. Ela é nossa intercessora no céu”, recordou o Cardeal, salientando que, por meio de Maria, toda a humanidade passa a participar da obra redentora de Deus.

 

Brasil

“Hoje nós também olhamos para a vida pública, é dia de posse dos eleitos para governarem os Estados e o País. Queremos colocar sob a proteção de Deus nossos governantes. Rezemos hoje por aquele que governa nosso Estado e nosso País e por todo o povo brasileiro, para que possamos ter um tempo de paz e  busca do que é bom, justo e verdadeiro, que haja a superação da violência e o Brasil possa encontrar a paz”, continuou o Cardeal na homilia.

 

Dia Mundial da Paz

Sobre o Dia Mundial da Paz, Dom Odilo lembrou a mensagem do Papa Francisco para a ocasião, sobretudo quando o Papa distingue a boa política de uma má política.

“A boa política se faz com respeito à dignidade da pessoa humana, da liberdade e dos direitos fundamentais de toda a pessoa humana. A boa política é aquela voltada para o bem comum, isto é, o bem para todos. A boa política deve superar a má política, que se faz por incapacidade pessoal. A má política se faz com corrupção e desonestidade, a má política se faz pela negação de direitos e imposição das forças”, disse o Cardeal, citando o Papa Francisco.

 

Responsabilidade pessoal

O Arcebispo lembrou ainda que a construção da paz depende da participação de cada pessoa. “Cada um é responsável por uma boa politica, em primeiro lugar a paz consigo mesmo, respeitando a própria consciência, a própria saúde, os próprios limites. Ao olharmos para este ano com esperança, devemos também fazer a nossa parte. Vamos começar com Deus este novo ano.”