A Polônia homenageia seu compatriota mais ilustre

A A
A Polônia recordou quinta-feira, 02, o Papa João Paulo II, ;“Sua obra continua viva e serve como inspiração para as novas gerações”, disse o Presidente do país
Publicado em: 03/04/2015 - 16:15
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

A Polônia recordou quinta-feira, 02, o Papa João Paulo II, falecido dez anos atrás. “Sua obra continua viva e serve como inspiração para as novas gerações”, disse o Presidente do país, Bronislaw Komorowski.

Participando de um ato solene no Centro de Varsóvia pelo Pensamento de João Paulo II (Warsaw Centre for Thought of John Paul II), instituição que estuda a personalidade e o legado de Karol Wojtila, o Presidente lembrou o importante trabalho do Pontífice e os “dolorosos momentos” que a nação viveu com sua morte. 

Falecido em 2 de abril de 2005 aos 84 anos, o polonês continua na memória de seus compatriotas que o recordam como uma figura religiosa e como uma peça-chave na queda do comunismo e a chegada da democracia, em 1989.

Foram celebradas missas em todo o país, depositadas flores e acesas velas nos monumentos erguidos em sue memória. 

João Paulo II nasceu em 1920 em Wadowice, próximo de Cracóvia, como Karol Józef Wojtyla. Eleito Papa em 16 de outubro de 1978, foi beatificado em 2011 e canonizado em 2014.