‘A Igreja não entrou em quarentena, ela continha sua missão’

A A
Arcebispo de São Paulo presidiu missa na manhã desta terça-feira, transmitida pelo rádio e pela internet
Publicado em: 25/03/2020 - 09:00
Créditos: Redação

‘Jesus é a fonte da água viva a quem devemos acorrer’, destacou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo na missa da manhã desta terça-feira, 24, transmitida pela internet direto da capela de sua residência.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre o trecho do Evangelho de São João que narra a cura do paralítico que vivia a beira da piscina de Betesda, em Jeresalém.

JESUS É O TEMPLO

O texto bíblico conta que aquele que conseguisse entrar nessa piscina quando suas águas eram agitadas por um anjo, seria curado de qualquer enfermidade. Quando questionado por Jesus se queria ficar curado, o homem paralítico disse que não tinha quem o ajudasse a se aproximar da piscina. “Jesus disse: ‘Levanta-te, pega tua cama e anda’. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar”.

“Jesus é o templo, dele sai a água viva que jorra abundantemente para todos que querem matar a sua sede e ter a vida em abundância. Não fiquemos morrendo de sede perto da fonte”, afirmou o Arcebispo.

O Cardeal convidou todos a, nesse caminho quaresmal, oltarem-se para Jesus Cristo, salvador da humanidade. “Procuremos rever nossa vida de fé. De repente, o coronavírus esta dando uma ocasião para que nós repensemos a vida”, refletiu. 

NÃO ESQUECER OS DOENTES

No fim da missa, Dom Odilo reforçou a recomendação para que as pessoas busquem estar unidas às suas comunidades, acompanhando e divulgando as celebrações que são transmitidas pelos meios de comunicação. Ele também orientou para que não se esqueçam das pessoas doentes, impossibilitadas de receber visitas devido ao risco de contágio.

“A Igreja não entrou em quarentena, ela continha sua missão, que é mais importante, agora, para os doentes e para todo povo que está vivendo uma situação de angústia”, afirmou o Cardeal, pedindo para que procurem se informar onde há doentes e comuniquem os padres para que, mesmo que nem sempre possam visitá-los, devido ao grande risco de contagio, façam-se próximos, entrando em contato por telefone ou mensagens. 

O Arcebispo enfatizou novamente a importância de seguir as recomendações das autoridades, para ficar em casa e manter o isolamento social. “Aproveite esse tempo para aprofundar os laços com os que vivem em sua casa, com os seus familiares”.

As missas presididas por Dom Odilo são transmitidas diariamente, às 7h, pela rádio 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.