Padre Zacarias assume como reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida

A A
Posse foi dada pelo Cardeal Scherer, durante missa na manhã deste domingo, 10 de março
Publicado em: 10/03/2019 - 15:45
Créditos: Cleide Barbosa (rádio 9 de Julho)

Padre Zacarias José de Carvalho Paiva recebeu, no domingo, 10, a posse canônica como Pároco e Reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Ipiranga. A celebração eucarística, com rito de posse canônica, teve início às 10h, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, tendo entre os concelebrantes Dom José Roberto Fortes Palau e Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispos Auxiliares da Arquidiocese de São Paulo.

Anteriormente, Padre Zacarias esteve como Pároco, por 12 anos, na Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, na Região Episcopal Santana.

No início da celebração, o Cardeal agradeceu ao Padre Anísio Hilário para os sete anos de dedicação ministerial como Pároco e recordou a importância histórica da igreja, tida como um memorial do Congresso Eucarístico Nacional de 1942.

 

RITO DE POSSE

Na sequência, foram lidos os decretos de nomeação e provisão canônica do Padre Zacarias como Pároco e Reitor do Santuário pelo período de seis anos. Dom Odilo manifestou votos para que Deus ilumine e fortaleça o Padre na nova missão. O Sacerdote fez, publicamente, sua profissão de fé. No momento da aclamação ao Evangelho, Dom Odilo entregou o Evangeliário ao novo Pároco, dizendo que é sua missão proclamar a Palavra

Após a homilia, Padre Zacarias fez a renovação das promessas sacerdotais e o juramento, expressando o comprometimento com a ação pastoral no Santuário. Logo depois, recebeu das mãos do Cardeal as chaves do sacrário da Capela do Santíssimo, o óleo para o sacramento do Batismo e a estola para administração do sacramento da Penitência.

 

GRATIDÃO E COMPROMISSO

Em mensagem de agradecimento à comunidade paroquial, o novo Reitor expressou seu desejo de continuar a obra iniciada pelo Padre Mário Marques e Serra, primeiro Pároco, e recordou que a imagem de Nossa Senhora Aparecida, localizada no centro do altar, fruto do Congresso Eucarístico de 1942, lembra o compromisso de todos como missionários da Eucaristia.

O Sacerdote disse esperar que o Santuário seja “lugar da caridade, onde partilhamos o que temos com aqueles que nada têm. Esta casa deve ser um braço da caridade da Igreja em São Paulo”.

Padre Zacarias ainda exortou que o Santuário ressoe nos meios de comunicação da Arquidiocese e outras mídias católicas. A comunidade, por sua vez, saudou o novo Pároco com uma mensagem na qual ressaltou que a sua nomeação é recebida como um “importante sinal de fé”, pois foi lá que o Padre exerceu seu diaconato e recebeu a ordenação sacerdotal em 2005.

Sobre as expectativas para a missão assumida, Padre Zacarias citou a aplicação do sínodo arquidiocesano de uma maneira mais abrangente, de modo que o Santuário seja “o lugar do encontro da Arquidiocese com Nossa Senhora, e o lugar de efervescência das devoções marianas”. Também falou sobre a continuidade das reformas estruturais do Santuário.

Para atender a comunidade e os inúmeros romeiros que buscam o templo mariano, o Santuário conta com os serviços dos Vigários Paroquiais, Padre Rodrigo Felipe da Silva e Padre Christopher Velasco, e do Diácono Permanente Luís Massonetto.

 

IGREJA HISTÓRICA

Como gesto concreto do Ano Mariano Nacional (2016-2017), que celebrou os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia no Ipiranga foi elevada a Santuário Arquidiocesano, em 12 de outubro de 2017, quando festejava 75 anos de fundação, memória que remonta ao Congresso Eucarístico de 1942. Na ocasião, o então Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d’Affonseca e Silva, confiou ao Padre Mário Marques e Serra a incumbência de construir uma igreja que acolhesse a primeira imagem peregrina do Congresso: uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Além da revitalização da torre e a reestruturação da parte elétrica, no mês passado foi inaugurada a sala dos milagres do Santuário, espaço onde objetos, como cartas e fotografias, são deixados por devotos em agradecimento pelas graças alcançadas.