Congresso sobre a mulher recordará missão da Beata Assunta Marchetti

A A
O evento realizado em Roma contará com presença do arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer
Publicado em: 01/03/2016 - 11:00
Créditos: Redação com CNBB e Rádio Vaticano

“Migração feminina: resolver emergências atuais olhando para o passado. O modelo de Madre Assunta Marchetti” será tema do Congresso Nacional promovido pelas irmãs scalabrinianas e a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé. O evento celebrará o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, no Centro de Congressos do Augustinianum, em Roma. 

A solenidade de abertura contará com presença da superiora geral da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, irmã Neusa de Fátima Mariano, e do embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Denis de Souza Pinto.

Participarão do Congresso o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer; o diretor da Fundação Migrantes, monsenhor Giancarlo Perego; e a postuladora da Causa de Canonização da Madre Assunta, irmã Leocádia Mezzomo.

Exemplo de vida  

A co-fundadora das missionárias de São Carlos Borromeu, madre Assunta Marchetti, foi beatificada em 25 de outubro de 2014, em missa na catedral metropolitana de São Paulo. A religiosa nasceu na Itália em 15 de agosto de 1871, em Lombrici, município de Camaiore. Foi na cidade de São Paulo que ela viveu grande parte de sua vida, dedicando-se a uma intensa ação caritativa voltada sobretudo aos imigrantes, aos doentes e às crianças órfãs ou em situação de pobreza.

Durante anos, atuou no Orfanato Cristóvão Colombo da Vila Prudente. Com as companheiras e a mãe, consolidou a Congregação das Missionárias Scalabrinianas, com dedicação aos migrantes e aos pobres. A Congregação está presente em vários estados do Brasil e também em outros países.