Caritas Brasileira e CNBB articulam campanha de ajuda ao Nepal

A A
Foram diversos danos causados pelo terremoto em Katmandu
Publicado em: 30/04/2015 - 16:00
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

A Caritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão se articulando para o lançamento da campanha de arrecadação de recursos financeiros para as vítimas do terremoto de magnitude 7,9 ocorrido no último sábado, 25, que atingiu o Nepal, a Índia e a China. Segundo a ONU, o desastre natural afetou mais de 8 milhões de pessoas, com mais de 5 mil mortos e 6 mil feridos.

Diante da tragédia, a Caritas Internacional (CI) está trabalhando com a Caritas do Nepal para oferecer ajuda aos feridos e desabrigados. A partir de uma teleconferência realizada entre 14 entidades que prestam apoio às vítimas do terremoto no Nepal, foi produzido um relatório sobre a situação do país e de sua população neste momento.

A Rede Caritas e entidades parceiras apontaram que casacos, lonas e tendas, água e alimentos estão entre as principais e imediatas necessidades expressas pela Caritas do Nepal.

No domingo, 26, o Papa Francisco rezou uma Ave Maria pelas vítimas do terremoto, junto aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano. Na oração dominical do Regina Coeli, ele dirigiu uma mensagem de alento aos atingidos. “Desejo confirmar a minha proximidade com as populações atingidas pelo forte terremoto no Nepal e que atingiu também os países vizinhos. Rezo pelas vítimas, pelos feridos e por todos os que sofrem devido a esta calamidade. Que tenham o apoio da solidariedade fraterna”, expressou Francisco. 


Recursos humanos e financeiros:

Neste momento, 33 agentes de várias Caritas do mundo estão no Nepal e há um recurso de, aproximadamente, 2,5 milhões de euros para atender às necessidades imediatas dos sobreviventes.

A Caritas do Nepal informará sobre a necessidade de mais recursos humanos e será estabelecido o mecanismo de apoio.
Para mais informações:

- Caritas Brasileira: Localização: SGAN Quadra 601 Módulo F / Asa Norte - CEP: 70830-010 (Brasília-DF). +55 (61) 3521-0350

- Caritas do Nepal: entre em contato com Lilian Chan: Email:LilianC@caritas.org.au ou telefone +61 410 009 200.