Cardeal Scherer expressa satisfação pela aprovação do uso emergencial de vacinas contra a COVID-19

A A
Dom Odilo ressalta que “os esforços científicos e técnicos, com os quais me congratulo, foram recompensados por esse reconhecimento das autoridades sanitárias de nosso País".
Publicado em: 18/01/2021 - 10:45
Créditos: Redação (com jornal O SÃO PAULO)

Em nota na noite do domingo, 17, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, expressou “satisfação pela aprovação, para o uso emergencial, de vacinas contra a COVID-19 no Brasil no dia de hoje”.

CLIQUE E LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA

Na tarde de ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, e o imunizante AstraZeneca/Oxford, feito em parceria com a Fiocruz.

No estado de São Paulo, a vacinação, com doses da CoronaVac, começou já no domingo, com profissionais da Área da Saúde e indígenas. Nacionalmente, a imunização terá início nesta segunda-feira, 18, conforme informado pelo Ministério da Saúde.

Na nota, Dom Odilo ressalta que “os esforços científicos e técnicos, com os quais me congratulo, foram recompensados por esse reconhecimento das autoridades sanitárias de nosso País. Podemos, assim, começar a respirar mais aliviados, diante da possibilidade concreta da imunização da população brasileira contra a difusão da pandemia, que já causou tanto sofrimento, angústia e também perdas de vidas preciosas”.

O Arcebispo de São Paulo também expressou o desejo de que “as vacinas cheguem quanto antes aos grupos de maior exposição ao risco de contágio e das consequências de uma eventual enfermidade por causa do vírus e, em seguida, também a toda a população”.

Lembrou, ainda, que “tomar a vacina será um bem para nós mesmos e para as demais pessoas. Estaremos, assim, colaborando com a saúde do próximo e ajudando a diminuir sofrimentos, possibilitando a desejada retomada do ritmo “normal” de vida pessoal e social. A decisão de tomar a vacina é um ato de responsabilidade individual e social e também, como lembrou recentemente o Papa Francisco, um dever moral”.

Por fim, Dom Odilo reforçou que as pessoas não deve se descuidar das medidas sanitárias protetivas já recomendadas: “Enquanto ainda não tiver chegado a nossa vez de receber a vacina, continuemos com todos os cuidados preventivos, como já foi amplamente divulgado e incentivado até agora, a fim de evitar o contágio. Isso evitará a eventual possibilidade de que nos tornemos vítimas da pandemia, justamente neste período final de luta, depois de tanto esforço e sacrifício já enfrentados. Que Deus recompense a todos os que se dedicam, de muitas maneiras, ao cuidado da saúde do próximo e conserve a todos com boa saúde!”.