250 padres participam de atualização teológica e pastoral em Itaici (SP)

A A
Encontro reúne clero arquidiocesano para refletir o tema da evangelização nas grandes cidades
Publicado em: 03/08/2015 - 17:15
Créditos: Redação (atualizado em 04/08/2015 às 9:35)

Por Rafael Alberto

Começou na tarde desta segunda-feira, 3 de agosto, em Itaici (Indaiatuba-SP), a 13ª edição do Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero da Arquidiocese de São Paulo, com o tema "Deus na cidade". Neste ano, o curso conta com cerca de 260 participantes - entre bispos, padres e equipes de trabalho. 

Na oração da Hora Média, o Cardeal Odilo Pedro Scherer já falou sobre o tema, recordando a experiência do profeta Jonas, enviado por Deus para anunciar o Evangelho na grande cidade. 

Em sua primeira conferência, o assessor do curso, Padre Carlos Galli, de Buenos Aires (Argentina), fez uma  reflexão sobre o significado de realizar pastoral numa grande cidade. Ele destacou o fato de toda a América Latina ser majoritariamente urbana, e lembrou que a Conferência de Aparecida adotou a frase "Deus vive na cidade" no lugar de "Deus habita na cidade".

Padre Galli também destacou o fato de que os 3 primeiros documentos do Papa Francisco  - Lumen Fidei, Evangelii Gaudium e Laudato Sì - abordam a problemática da pastoral e da evangelização nos contextos urbanos. Padre Carlos Galli é autor do livro "Deus vive na cidade". O curso vai até quinta-feira, 6. 

Noite cultural

As atividades do primeiro dia do Curso foram encerradas com a apresentação do espetáculo "A língua em pedaços", baseado em textos de Santa Tereza D'Avila. Em seguida, houve um bate papo com os atores. A peça está em cartaz no teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional da Paulista, aos sábados, às 18h.
 

Materiais relacionados ao tema do Curso

Programa e bibliografia do 13º Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral

Padre Carlos Galli - "Dios vive en la ciudad"

Documento do CELAN - "Presencia de la Iglesia en la ciudad"

Documento de Aparecida - "La presencia de dios y El encuentro con las personas en las ciudades"

Padre Carlos Galli - "El pueblo de dios en las culturas urbanas a la luz de Evangelii Gaudium: presencia, inculturacion, misericordia y encuentro"

13º Curso de Aprofundamento Teológico e Pastoral do Clero da Arquidiocese (Foto: Luciney Martins)