Museu de Arte Sacra de São Paulo promove uma palestra gratuita sobre o tema “O Bairro da Luz - uma Vitrine da História de São Paulo”

A A
Palestra gratuita: O Bairro da Luz
Publicado em: 25/04/2018 - 12:00
Créditos: Redação

No próximo dia 05 de maio o Museu de Arte Sacra promove uma palestra gratuita sobre o tema “O Bairro da Luz - uma Vitrine da História de São Paulo”, que busca retratar parte significativa da complexa formação histórica do Bairro da Luz e adjacências. Ao olhar para o Bairro da Luz, visualizamos a própria história social de São Paulo. Como uma vitrine, a Luz acompanha as transformações da cidade, desde o seu surgimento na Vila Quinhentista, como Campos de Piratininga das nações indígenas, passando pela hegemonia do café e com ela, a ferrovia e o imigrantes constituiriam a paisagem da Luz. Os Bondes e a "Luz Electrica" ascenderam e mobilizaram a cidade. Era a chegada a "Belle Époque Tropical" e, com ela, novas relações com a indústria e com o crescimento da moradia popular no bairro. Novo "boom" urbano e verticalização nos anos 1950. A entrada do automóvel provocaria tanto a expansão da indústria na cidade, como também conduziria à Ditadura Militar. A Luz foi um importante polo da repressão, o que atualmente tomou a forma de memória patrimonializada de São Paulo. Luz, uma vitrine da História de São Paulo.

PALESTRANTES

Danielle Franco da Rocha 
Doutora em História Social pela PUC-SP. Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga. Professora de História, História da Educação, Educação Patrimonial e Ciências Sociais nas Licenciaturas de História, Letras e Pedagogia da Faculdade Sumaré. 

Eribelto Peres Castilho 
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor do Curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP). 

Edimilsom Peres Castilho 
Doutor e Mestre em História Social pela PUC-SP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD). Professor e Pesquisador do Instituto Bixiga. Professor do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP.

Quando: 05 de maio de 2018 (sábado)
Horário: das 14h às 16h

Atividade gratuita – Não é necessário fazer inscrição, por ordem de chegada, capacidade da sala 50 lugares.

Informações: (11) 5627.5393 - mfatima@museuartesacra.org.br  
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo 
Endereço: Avenida Tiradentes, 676, Luz | Metrô Tiradentes. 
Estacionamento gratuito (ou alternativa de acesso): Rua Dr. Jorge Miranda, 43 – Sujeito à lotação.

Ao final da palestra será oferecido o certificado de participação.