Missa do Crisma e renovação das promessas sacerdotais

A A
Na Quinta-feira, 29, às 9h, a Arquidiocese São Paulo celebrou a Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais
Publicado em: 29/03/2018 - 10:30
Créditos: Redação

Na Quinta-feira Santa, 29, às 9h, os padres da Arquidiocese de São Paulo reuniram-se para celebrar a “Missa do Crisma e renovação das promessas sacerdotais”, conhecida também como missa dos Santos Óleos, pois na ocasião, o bispo consagra o óleo do Crisma e abençoa o óleo dos catecúmenos, usado no Batismo e dos enfermos,  usado para a Unção dos Enfermos, durante todo o ano.

No início da celebração, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, agradeceu a Deus pelo dom do ministério sacerdotal na Igreja. “Hoje lembramos a instituição do Sacerdócio e da Eucaristia. Estamos aqui com os ministros ordenados da Arquidiocese de São Paulo, mas unidos a todo o mundo e aos ministros que, junto aos seus bispos, celebram a Eucaristia”, disse.

Na homilia, o Arcebispo saudou, de modo especial, os sacerdotes. “A saudação é em primeiro lugar para vocês, ministros do senhor, consagrados com a unção para anunciar a Boa Nova.” Os padres, que renovaram suas promessas sacerdotais, lotaram a Catedral para a missa que contou também com a concelebração de Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo e dos bispos auxiliares e vigários episcopais da Arquidiocese.

“Queremos assumir de novo as promessas que fizemos no dia da ordenação sacerdotal”, afirmou o Cardeal, que falou também sobre a comunhão que todos os membros da Igreja são convidados a viver, em diferentes níveis.

“Quero agradecer a todos o padres que nas suas comunidades assumiram o sínodo. Comunhão no agir, no sentir, para a busca e o enfrentamento de tantos desafios que temos. Que acertemos o passo da nossa missão em São Paulo. Entremos em sínodo, em caminho de comunhão, de conversão, de renovação missionária”, exortou o Arcebispo.

 

Após a homilia, de acordo com o rito próprio da celebração, os sacerdotes renovaram as promessas sacerdotais e houve uma procissão para apresentação dos óleos. Foram levados ao altar as ânforas com o óleo e o perfume, além do pão, do vinho e da água.

Seguiram-se as preces de bênção para o Óleo dos Enfermos, dos Catecúmenos e do Crisma. E, na prece de bênção do Óleo do Crisma, os bispos e padres concelebrantes estenderam a mão direita em direção ao Crisma, enquanto o Arcebispo pronunciou o a oração.