São Renato Goupil

A A
29 de Setembro

São Renato Goupil, surdo e mártir

No dia 29 de setembro a Igreja celebra a memória de um santo, que para nós, tem uma importância singular, por que este santo era surdo: S. Renato Goupil.

Nasceu no dia 15 de maio de 1608 em Saint-Martin-du-Bois, na diocese francesa de Angers, estudou em Paris, mas teve que interromper o noviciado entre os Jesuítas por causa da surdez. Então, entrou para o grupo de leigos, tornando-se médico cirúrgico se ofereceu para trabalhar nos hospitais da Congregação que os Jesuítas haviam fundado no Canadá.

Em 1640, Renè Goupil se junta à missão de São José de Sillery.

Dois anos depois, durante uma viagem numa canoa com Pe. Isaac Jogues em missão na terra dos Urani (quatro tribos indianas da América), mas caíram numa emboscada executada pelos inimigos de Urani, próximo do Lago São Pedro dos Irochesi . Foram terrívelmente torturados e mutilados. Primeiro rasgaram a pele que fica entre os dedos. De noite, os colocaram nus sobre a terra, e jogaram sobre eles brasas e cera quente de vela.

Enquanto estavam prisioneiros, Renato Goupil foi visto ensinando o sinal da cruz a algumas crianças. Com isso, foi terrívelmente espancado e uma flexa lhe tranpassou. Era o dia 29 de setembro de 1642. Morreu, pronunciando o nome de Jesus. Sua morte foi registrada no diário dos Jesuítas.

Renato Goupil, foi o primeiro Jesuíta a derramar o seu sangue na terra da América do Norte, quatro anos depois foi seguido por outros seis companheiros. Estes mártires foram beatificados em 1925 e canonizados em 1930 pelo Papa Pio XI.

A comemoração do mártir está no martiriológio Romano próprio no dia 29 de setembro, no aniversário de sua morte, mas a festa coletiva de todos estes mártires é comemorada no dia 19 de outubro.

São Renato Goupil é considerado o patrono dos anestesistas e também dos surdos da América do Norte.

Pe. vincezo di Blasio, da Pequena Missão para Surdos.

*Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas http://www.paulinas.org.br