Outros santos e beatos

A A
Outros santos e beatos
19 de Maio

Santo Adolfo (†728) — bispo beneditino de Arras e Cambrai.
Beato Agostinho Novello (†1309) — chanceler do rei Manfredo, da Sicília, em cujas fileiras combateu em Benevento. Irmão leigo agostiniano; depois de aceitar a ordenação sacerdotal, tornou-se prior-geral e legado apostólico.
Beato Alcuíno (735-804) — monge inglês, recebeu de Carlos Magno a função de organizar as escolas. Homem culto e de saber prolífico, foi abade do mosteiro de São Martinho.
Beatos Belanato e Savino — eremitas camaldulenses em Montacuto.
Santos Calógero e Partênio — martirizados em 250, em Roma.
Santa Ciríaca e companheiras — virgens martirizadas em 307, na Nicomédia.
São Cirilo — bispo de Tréveris, no século V.
São Dunstan (909-988) — bispo beneditino, homem de grande elevação cultural e espiritual.­ Sob sua direção, o mosteiro de Glastonbury tornou-se o centro cultural mais importante da Inglaterra. Abade, a seguir arcebispo da Cantuária, conselheiro do rei Edgar, foi estadista competente e reformador, promoveu a unificação nacional e o renascimento moral. Homem de múltiplas habilidades, foi bom músico, ourives, miniaturista e por fim recamador. Foi mandado para o exílio em Gand, por haver censurado a conduta do rei Edwy.
São Filotero — nobre da Nicomédia, martirizado em 303.
Beata Humiliana de Cerchi (1220-1246) — viúva, de clausura franciscana.
Santo Ivo Hélory (1253-1303) — advogado bretão, denominado “o advogado dos pobres” e venerado pelos advogados como seu padroeiro.
Santa Joaquina de Vedruna y Más (1783-1854) — viúva de um nobre espanhol, fundou em Vich o Instituto das Carmelitas da Caridade, que se propagou na América do Sul. Foi canonizada em 1959.
Beato Pedro de Dueñas (1378-1397) — franciscano espanhol, missionário entre os mouros, os quais o martirizaram; foi decapitado com o beato João Cetina.
Beato Pedro Wright — jesuíta martirizado em 165, em Tyburn.
Santa Pudenciana e são Pudente — martirizados no século I. Pudente, senador romano, batizado pelos apóstolos — confundido com outro Pudente, do século III —, teria fundado uma igreja em sua casa da domus pudentiana. Entretanto, provavelmente Pudenciana seria apenas o nome da casa, e não da suposta filha. De fato, o nome da santa não aparece em nenhum martirológio e seu culto está restrito à antiga basílica romana.
São Teófilo de Corte (1676-1740) — franciscano; nome de batismo, Brás Arrichi, nascido em Corte, na Córsega, onde desenvolveu seu próprio apostolado, restabelecendo a observância da regra franciscana. Canonizado em 1930.

*Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas http://www.paulinas.org.br