Nossa Senhora Da Candelária

Calendário de Santos

d s t q q s s
 
 
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
02 de Fevereiro

Pode-se dizer que a devoção a Nossa Senhora da Candelária , ou Nossa Senhora das Candeias , ou Nossa Senhora da Luz.
Origem: Conta-se que por volta de 1440 , dois pastores guardavam seus animais perto de uma caverna na ilha de Tenerife , nas Canárias , e observaram , certo dia , que o gado se recusava a entrar na caverna , apesar de seus esforços . Os pastores entraram então na gruta e descobriram a imagem de uma Senhora com o filho no colo .
Estranhando o ocorrido , foram relatar ao povo . Acudindo a população , inclusive o rei do país , ao local , observaram maravilhados a existência de numerosas candeias (velas) sustentadas por seres invisíveis que , com seus cânticos , ensinavam a maneira de render culto a Deus e a Virgem Maria .
Começaram os nativos a honrar Aquela que amavam sem conhecer , até que um cristão espanhol , casualmente , ali desembarcou nos fins do século XV e explicou-lhes o mistério .
Pouco depois , foram as ilhas conquistadas pelos castelhanos e , quando os Padres Jesuítas chegaram , não tiveram trabalho em converter aquele povo já tão devoto de Maria , a quem deram o título de Candelária , por causa das candeias que iluminavam a imagem .

Candelária , venerada em sua pátria , e prometeram perpetuar a memória de sua proteção edificando-lhe um templo na primeira terra onde aportassem sãos e salvos . Esta terra foi o Rio de Janeiro , e os quase náufragos , ao desmbarcarem , deram graças a Deus e à Virgem Maria

A festa em honra à Nossa Senhora da Candelária é celebrada no dia 2 de fevereiro. Nesta celebração , antes ou após a missa é feita a Benção das Velas , com procissão.

Igrejas dedicadas a Nossa Senhora Da Candelária

*Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas http://www.paulinas.org.br