Juventude da Arquidiocese celebra DNJ 2016

A A
Com o tema “Juventude e nossa Casa Comum”, os jovens da Arquidiocese de São Paulo celebraram o DNJ 2016 no domingo (20)
Publicado em: 22/11/2016 - 15:45
Créditos: Redação

Na Solenidade de Cristo Rei do Universo, o Dia Nacional da Juventude (DNJ 2016) foi celebrado na Arquidiocese de São Paulo no domingo, (20). Com o tema “Juventude e nossa Casa Comum”, e o lema, “Vou criar novo céu e nova terra” (Is. 65, 17), inspirados na Encíclica do Papa Francisco Laudato Sí, e na Campanha da Fraternidade 2016, os jovens foram convidados a serem portadores e protagonistas da “casa comum”.

O evento que reuniu centenas de jovens começou com uma missa na Paróquia Sant’Ana, na zona norte da Capital, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade.

Após a celebração da missa, os jovens seguiram em caminhada pelas ruas de Santana, até o Parque da Juventude, onde aconteceram apresentações artísticas e musicais e catequeses com os bispos auxiliares Dom Carlos Lema Garcia e Dom Júlio Endi Akamine.

Diversas expressões eclesiais da juventude, presentes na Arquidiocese de São Paulo, expuseram seus trabalhos pastorais divididos em tendas.  Grupos de jovens da Pastoral da Juventude, Comunidade Shalom, Missão Belém, Comunidade Aliança de Misericórdia, Vicentinos, Ministério Jovem da RCC, Comunidade Cristo Libertador, além das tendas do Vicariato da Educação, Pastoral Vocacional da Arquidiocese de São Paulo, puderam apresentar aos jovens diversas expressões juvenis em que ele pode professar e viver sua fé dentro da Igreja.

Em entrevista ao Portal Arquisp, Dom Carlos destacou que o evento foi criado semelhante as jornadas da juventude, dividido em catequeses, formação e apresentações musicais. Sobre o tema desta edição ‘Juventude e Casa Comum’, o bispo falou que além do cuidado com a natureza o DNJ também é feito para que o jovem pense em sua vocação.  “Evidentemente é um tema comum no DNJ que é cuidar da casa comum, mas a vocação também se encaixa dentro desse tema. Perguntas como: porque eu estou nesse mundo? Deus me colocou aqui nesse lugar? Eu tenho uma missão a cumprir nesse mundo? E a vocação vem responder essa pergunta: Onde Deus me quer? Qual é o meu lugar na Igreja? ”. E completou: “É preciso despertar no jovem esse interesse de orar e encontrar a sua vocação”.

Durante todo o evento os jovens puderam receber o sacramento da reconciliação através da confissão, e também aconteceram momentos de oração, com a reza do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento. Organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SEJUSP), o Dia Nacional da Juventude  contou com a participação de membros de grupos de jovens paroquiais, pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades e congregações religiosas. O DNJ 2016 teve apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Companhia de Saneamento básico do Estado de São Paulo - (SABESP) e Subprefeitura Santana-Tucuruvi.

 

 

 

Jovens da Arqudiocese celebram o Dia Nacional da Juventude 2016