Formadores abordam dimensão missionária dos seminários no Brasil

A A
A Osib é um organismo da CNBB que auxilia na formação dos futuros sacerdotes e compõe a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Publicado em: 19/07/2019 - 17:15
Créditos: Redação

“Evangelização e missão” foi o tema principal do Encontro Nacional para Formadores, realizado entre os dias 8 e 12, em Guarulhos (SP). Promovido pela Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib), o evento reuniu responsáveis pelas casas de formação sacerdotal de dioceses e congregações religiosas do País. 
A Osib é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que auxilia na formação dos futuros sacerdotes e compõe a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. 

TEMA

O encontro realizado anualmente aprofundou a dimensão pastoral-missionária que, junto com as dimensões espiritual, humano-afetiva e comunitária, constitui o processo de formação dos futuros padres.

O evento foi assessorado pelo Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, Assessor da Comissão Teológica Internacional e da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB. 

Monsenhor Catelan aprofundou o aspecto teológico da pastoral e da missão na Igreja e abordou os documentos da Igreja que fundamentam a dimensão pastoral e missionária, com destaque para a nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, publicada pela Santa Sé em 2016, e alguns destaques do texto das Diretrizes para a Formação Presbiteral no Brasil, aprovado pela CNBB em 2018 e que aguarda a aprovação da Congregação para o Clero. 

DESAFIOS
Para o Monsenhor Catelan, o principal desafio é superar a dificuldade com relação ao aspecto prático dos estágios pastorais dos formandos. Ele salientou que essas ações precisam ser planejadas e avaliadas a fim de que sejam eficazes no processo formativo. “Percebemos um empenho dos formadores para superar essa dificuldade”, afirmou. 
Padre José Adeildo Machado, Reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo, avaliou positivamente a abordagem do tema do encontro. “Pudemos nos deter em um esboço de projeto pastoral e missionário para nossos seminários. Esse trabalho nos ajudou bastante com luzes para as nossas atividades na Arquidiocese, que tem os desafios próprios da pastoral na metrópole”, disse. 

FORMAÇÃO INTEGRAL
Para o Padre Jerônimo Batista de Araújo, Presidente da Osib, que também é formador dos seminaristas de Teologia da Diocese de Caicó (RN), um dos maiores desafios da preparação dos futuros presbíteros na atualidade é a consciência da dimensão integral da formação. 
“O elemento com o qual trabalhamos é o humano. Muitas vezes, esse humano chega com todas as suas belezas e também com seus desafios. Essa é a ‘matéria-prima’ que chega aos nossos seminários. Nosso primeiro desafio é fazer com que aquele que chega ao seminário se reconheça como um ser humano. Por isso, a palavra-chave do percurso formativo é a formação integral”, afirmou o Formador. 

EXEMPLO DOS SANTOS
Na quinta-feira, 11, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa no encontro. Na homilia, ele recordou que, antes de ser nomeado Bispo, trabalhara na formação sacerdotal e participara de encontros da Osib. 
Dom Odilo enfatizou a importância do trabalho dos seminários e reconheceu as dificuldades e desafios. “Essa é uma missão que a Igreja põe em nossas mãos, para que os sacerdotes sejam formados permanentemente. Disso depende em grande parte o bem da missão da Igreja”, completou. 
O Cardeal afirmou que a formação presbiteral também deve levar em conta os exemplos de santidade dos sacerdotes ao longo da História. Dom Odilo deu o exemplo de São José de Anchieta, que, quando ainda era jovem estudante em Coimbra, Portugal, ao ouvir as cartas dos primeiros missionários jesuítas, quis ser um deles, e pediu que fosse enviado em missão.

Luciney Martins / O SÃO PAULO