Dom Odilo dá posse a vigários judiciais

A A
Na manhã da segunda-feira, 19, aconteceu a sessão solene de posse da nova diretoria do Tribunal Eclesiástico de São Paulo, no bairro do Ipiranga, na zona Sul.
Publicado em: 20/12/2016 - 13:30
Créditos: Redação

Na manhã da segunda-feira, 19, aconteceu a sessão solene de posse da nova diretoria do Tribunal Eclesiástico de São Paulo, no bairro do Ipiranga, na zona Sul.
No início da solenidade, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, acolheu os bispos auxiliares da Arquidiocese e também Dom Manuel Parrado Carral, bispo de São Miguel Paulista, e Dom Edmilson Amador Caetano, bispo de Guarulhos (SP), que representaram os demais bispos da Província Eclesiástica de São Paulo.

Nomeado pelo Cardeal em 18 de novembro (em decreto já publicado no O SÃO PAULO), Monsenhor Sérgio Tani, 43, doutor em Direito Canônico e pároco da Paróquia Bom Jesus, no bairro do Brás, tomou posse como Vigário Judicial da Arquidiocese e do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo, de 1ª instância, para o período de cinco anos. 

O Monsenhor informou que serão implantadas em 2017 câmaras eclesiásticas em todas as regiões episcopais. O projeto está sendo desenvolvido por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese e moderador do Tribunal Eclesiástico.

“Evidentemente, o Tribunal continua sendo competente, é por excelência pelo direito do tratamento dos casos, mas essas câmaras eclesiásticas têm esse objetivo de auxiliar na condução, nos primeiros passos de um eventual processo, e serão indicadas para nós”, detalhou.
Também na ocasião foi empossado o Cônego José Augusto Schraam Brasil, como Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo, de 2ª instância (veja decreto ao lado).
Ainda durante a cerimônia, o Cônego Martin Segú Girona agradeceu os 27 anos em que esteve à frente do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo.
 

Nomeação de Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, de Segunda Instância

Nomeação de Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano, de Primeira Estância

Nomeação de Vigário Judicial da Arquidiocese de São Paulo