Do altar às quatro linhas: tem início a Clericus Cup em Roma

A A
Teve início em Roma, no domingo, 5, a Clericus Cup, um campeonato mundial de futebol disputado por seminaristas e sacerdotes de todas as partes do mundo que estudam na Cidade Eterna.
Publicado em: 09/03/2017 - 15:15
Créditos: Vítor Alves Loscalzo / Jornal O SÃO PAULO

Teve início em Roma, no domingo, 5, a Clericus Cup, um campeonato mundial de futebol disputado por seminaristas e sacerdotes de todas as partes do mundo que estudam na Cidade Eterna. O torneio, criado durante o pontificado de Bento XVI, é organizado pelo Centro Esportivo Italiano (CSI) e as disputas são realizadas no Colégio San Pietro, a poucos passos do Vaticano.


Chegada à 11ª edição, a “Copa do Mundo eclesial” reúne grande diversidade de jogadores de quatro continentes diferentes, revelando a natureza universal, não apenas do futebol, mas também da Igreja Católica.  
O Padre Ricardo Anacleto, zagueiro do time brasileiro e do clero da Arquidiocese de São Paulo, destaca os sentidos esportivo e vocacional do torneio: “O evento promove a cultura esportiva em âmbito eclesial e social, vivendo os valores do Evangelho dentro do esporte. Há também um importante sentido vocacional, pois participam dos times seminaristas e padres dos vários colégios de Roma”.

As 18 equipes são divididas em quatro grupos: dois com cinco equipes e dois com quatro. Os dois primeiros de cada grupo irão participar da fase eliminatória, com a final marcada para o dia 27 de maio. Entre os favoritos está o Colégio Pio Brasileiro, que conta com padres de todas as regiões do Brasil.

O Colégio Pio Brasileiro tem o segundo maior time da competição, com 26 jogadores. Apesar da tradição brasileira dentro das quatro linhas, o colégio nunca levantou o caneco. Sob o comando do capitão e goleiro Padre Carlos Gomes, da Arquidiocese de Goiânia, o time vem se preparando com seriedade, treinando de duas a três vezes na semana. Padre Ricardo Anacleto revela uma vantagem: “Nosso capitão foi goleiro profissional, jogou no Goiás...então, nós contamos com alguém experiente”.

 

Mettiamoci in gioco!

Este é o tema (vamos jogar!) da 11ª edição, proposto pelo Papa Francisco, fazendo analogia entre o esporte e a prática da fé, a vida cristã e a vida desportiva. A exemplo da fé, no esporte também deve haver retidão e seriedade, “buscando interação e altruísmo com o próximo, e, claro, a alegria de viver na fraternidade”, disse o Padre Ricardo. O Sacerdote lembrou que é vontade do Papa que a Igreja esteja presente nas mais diversas realidades humanas e anuncie o Evangelho dentro e fora de campo.

Homenagem

Uma das equipes do torneio prestará homenagem ao time catarinense de Chapecó, jogando com as cores da Chapecoense.

REGRAS

  •  Os jogos são disputados em dois tempos de 30 minutos;
  •  Existe um cartão azul que, quando aplicado, retira o jogador de campo por cinco minutos;
  •  Cada equipe pode inscrever, no máximo, 24 atletas e há um limite de 20 jogadores que podem entrar em campo ao longo da partida;
  •  São permitidas cinco substituições por equipe em cada jogo;
  •  No caso de empate na fase de grupos, há disputa de pênaltis;
  •  O vencedor leva dois pontos e o perdedor um;
  •  Fair Play é o segundo critério de desempate para definir a classificação na fase de grupos.

Reportagem publicada no Jornal O SÃO PAULO - Edição 3141 - De 8 a 14 de março de 2017

Clericus Cup 2017
Tags