“ De esperança em esperança, não desanime, vamos caminhar, olhe para a frente” relembra Dom Antônio Gaspar

A A
Dedicação de Dom Paulo a Concilio Vaticano II e ao povo foi ressaltado ao longo da missa que marcou o horário das 18h
Publicado em: 15/12/2016 - 22:45
Créditos: Larissa Freitas


A missa das 18h, foi presidida por Dom Fernando Penteado, bispo emérito de Jacarezinho e concelebrada por Dom Antônio Gaspar, bispo emérito da diocese de Barretos.  Relembrando momentos com Dom Paulo, o bispo emérito de Barretos anunciou em meio ao silêncio a pergunta: “o que vocês vieram ver na Catedral”.

“Eu imagino que agora também Jesus estaria nos perguntando isso, o que vocês foram ver na Catedral de São Paulo? Foram ver uma pessoa que acaba de falecer, ou foram ver um missionário meu? Alguém que eu convoquei para na cidade de São Paulo, na Arquidiocese de São Paulo, durante 28 anos motivar vocês a viverem profundamente a fé e a viverem está fé segundo a orientação da Igreja”, destacou Dom Gaspar na homilia.

O Bispo emérito de Barretos, afirmou ainda que Dom Paulo tinha grande vontade de levar adiante o Concílio Vaticano II. “ Dom Paulo todas as noites, com todos os seus colaboradores, porque uma qualidade grande que ele tinha era escolher assessores colaboradores, percorria as paróquias de modo organizado, para falar sobre o Concílio”, recorda o bispo.

No final da celebração, o bispo lembrou do exemplo do Papa Francisco de que deve haver na nossa liturgia alguns momentos de silêncio e ressaltou que este momento, depois do anúncio e reflexão da palavra, deve ser uma resposta a Cristo pelo que ele nos falou através do Espírito Santo.

“Seguindo o exemplo do Papa Francisco, eu convido agora todos a um momento de silêncio, sem tocar, sem nada, pensando em Dom Paulo e refletindo o martírio que o Espírito Santo colocou no nosso coração, que nós pudéssemos responder. Que nesse momento de silêncio cada um tenha a sua resposta”.