Corajoso, Dom Paulo ‘estendeu a tenda para abrigar mais pessoas’

A A
Fiéis passam a noite em oração na Catedral da Sé, ao lado do corpo de Dom Paulo Evaristo Arns que será sepultado na sexta-feira, 16
Publicado em: 15/12/2016 - 10:30
Créditos: Redação

O clima era de silêncio e oração, e assim foi durante toda a noite. Sergio Luis Pedrotti, 45, veio de Florianópolis (SC) para assistir à uma opera em São Paulo, quando soube que Dom Paulo Evaristo Arns havia falecido na quarta-feira, 14. Ele ficou a noite inteira na Catedral, onde está acontecendo o velório, e estava visivelmente emocionado no momento em que conversou com a reportagem.

Psicólogo, Sergio começou a estudar Teologia e ingressou no Seminário da Arquidiocese de Florianópolis. Ele disse que viu muitas pessoas durante a madrugada que entraram na igreja e saíram com os olhos cheios d’água, principalmente os mais pobres.

“Dom Paulo é um profeta, defensor dos direitos humanos e dos mais pobres. Uma pessoa de muita coragem, que lutou contra as injustiças e que ‘estendeu a tenda para abrigar mais pessoas’, ou seja, abriu as portas da Igreja para expandir a ação da Igreja para outros setores e conseguia dialogar com tantas pessoas diferentes e articular ações. Ele vai fazer muita falta”, disse.

Sergio participou da missa celebrada às 6h, durante o velório do Cardeal da Esperança, que foi presidida pelo Padre Marcelo Maróstica, pároco da Paróquia Cristo Rei, na Região Episcopal Belém.

“Dom Paulo ensinou a todos nós e continua nos ensinando que o amor a Cristo se traduz em uma atitude de amor ao próximo, principalmente aos mais pobres, excluídos, marginalizados. Tive a oportunidade de viver o meu início de seminário perto de Dom Paulo, depois fui ordenado no período em que ele era Cardeal”, recordou o Padre Marcelo Maróstica, em entrevista ao O SÃO PAULO.

“Nesse tempo do Advento em São João Batista aparece como uma figura central, aquele que prepara o caminho do Senhor, nós ouvimos Jesus perguntar no Evangelho ‘O que foste ver no deserto?’ e ele mesmo responde ‘Um profeta’. Estamos aqui para ver o grande profeta da cidade de São Paulo, aquele que, por onde passou gerou vida e convidou o povo a se libertar”, disse em entrevista.

Ainda nesta manhã foram realizada duas missas. Às 8h, presidida por Dom José Roberto Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Ipiranga, e às 10h por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), e que foi auxiliar da Arquidiocese no episcopado de Dom Paulo. 

(Redação: Nayá Fernandes/Colaborou: Milena Guimarães)