Congresso Eucarístico Nacional 2016

A A
"Eucaristia e Partilha Missionária" é o tema do XVII Congresso Eucarístico Nacional 2016, que acontece entre 15 e 21 de agosto, em Belém (PA)
18/08/2016 - 23:30

XVII Congresso Eucarístico Nacional

 

​ "Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária"
"Eles o reconheceram no partir do Pão"

Entre os dias 15 e 21 de agosto, Belém do Pará se torna a capital Eucarística do Brasil, a cidade paraense abre seus braços para acolher  cerca de 500 mil de católicos de todo o país, para darem testemunho público da fé por amor a Sagrada Eucaristia.

Com o tema:“Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, e o lema “Eles o reconheceram no partir do Pão”, a edição deste ano marca as comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de Belém, e o quarto centenário da Evangelização na Amazônia. A capital paraense nasceu em 1616 como parte da estratégia da Colônia Portuguesa para povoar a região e assim evitar a invasão desse território por outros exploradores europeus como holandeses e franceses.

 

Origem dos Congressos Eucarísticos 

O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille, na Fran- ça por iniciativa de um grupo de leigos apoiados por São Pedro Julião Eymard. No Brasil, o primeiro Congresso aconteceu em 1933, em Salvador (BA), com o tema: “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. O texto-base para esta 17ª edição descreve os objetivos de um Congresso Eucarístico: “Aprofundar a doutrina cristã sobre a Eucaristia; prestar culto público e solene ao Santíssimo Sacramento; manifestar a universalidade e a unidade da Igreja e sua dimensão missionária. Irradiar para a Igreja e a sociedade os frutos da Eucaristia na ação social; e realizar seminários temáticos públicos específicos, com temas ligados a teologia da Eucaristia”.